Segunda-feira, Maio 6, 2024
InícioColunistasOs cem dias de Magdala. Velhas novidades!

Os cem dias de Magdala. Velhas novidades!

A barreira dos cem dias do governo de Magdala Furtado foi superada, mas a incompetência da gestão ainda não. Por mais que busquemos por pontos positivos, ainda que para nutrir esperanças de que algo vai melhorar, não encontramos nada consistente. Confesso que me sinto cada vez mais cético a cada podcast, entrevista ou declaração dos secretários do governo em relação ao futuro. Essa gestão que insiste em culpar os secretários da gestão José Bonifácio, nada fez até agora para justificar suas críticas e a cidade segue de mal a pior, sem gestão, sem rumo, sem nada.

Depois do silêncio sepulcral do atual secretário de governo, veio à tona mais um escândalo de ameaça a um funcionário por denunciar o abandono do nosso principal ponto turístico, Forte São Matheus, e ao comunicador Dirley Pereira ao divulgar a denúncia em suas redes sociais.

A Secretária de Turismo, que vem fazendo bons laços políticos em sua gestão, ainda não deixou nenhuma marca expressiva à frente de sua pasta além de criticar o comportamento do turista que visita a cidade. Alguém precisa mostrar à secretária que o exemplo precisa partir de dentro de casa. Quando se visita uma cidade limpa, organizada e receptiva, independente da origem ou da condição sócio-econômica do visitante, ele se adapta. E quando ele não se adapta, ele deixa de vir. O problema é que não há um trabalho concreto para atrair um turista que deixe um ticket médio mais alto. Provavelmente, a equipe da secretária sequer sabe qual é o ticket médio que o turista de excursão deixa na cidade e portanto, as decisões são tomadas pelo achismo e não por embasamento técnico.

A secretária mal sabe responder, ou ao menos foge da resposta quando perguntada, qual a verba prevista para a secretaria e, portanto, não se pode afirmar ou prever se suas demandas serão ou não exequíveis. Isso porque, depois de cem dias, não há planejamento além dos tópicos sugeridos pelas associações que compõem o trade.

A inapetência do poder público é latente em vários setores mas, principalmente, na conservação das vias e dos bairros da periferia. Apesar da prefeita fazer seguidas excursões à Brasília, ainda não há resultados concretos para a cidade a não ser as fotos com alguns caciques de partidos políticos insinuando apoio eleitoral para o pleito de 2024. Enquanto isso, aguardamos impávidos por uma administração. A emenda está pior que o soneto.

Nos bastidores, correm os rumores de que Magdala está aguardando virar o ano para começar a executar as obras já licitadas e com verbas já empenhadas da gestão José Bonifácio e passar a entregar obra em cima de obra até o período eleitoral na tentativa de elevar seu rating político. Há que esperar para ver. Enquanto isso, vamos esperar e torcer para que esse espaço no portal Cabo Frio Em Foco, não seja igualmente censurado ou “ameaçado” e que possamos seguir esperando o dia em que o elogio seja tema de nossa coluna dominical. Por hora, enquanto pudermos, vamos nos expressando, rezando para que as práticas de milícia empregadas na capital não cheguem aqui e lembrando sempre que É PROIBIDO PROIBIR.

Por Mardonio Gomes