O Portal Cabo Frio em Foco recebeu uma denúncia de um lixão a céu aberto no bairro Monte Alegre próximo ao cemitério dos cachorros em Cabo Frio, onde há descarte de lixo hospitalar e resíduos orgânicos provenientes de um Resort localizado em Búzios.
A reportagem apurou que o local anteriormente pertenceu a um ex-vereador de Cabo Frio de onde eram extraídos caminhões de areola e se operava aluguel de caminhões até mesmo para a Prefeitura de Cabo Frio em gestões passadas. Atualmente o local encontra-se alugado para uma empresa que deveria operar no local apenas como aterro sanitário para descarte de resíduos provenientes da construção civil, mas que a falta de fiscalização e conveniência de órgãos que deveriam proceder o controle ambiental permitiu a proliferação de um lixão a céu aberto com descarte de lixo orgânico e hospitalar provocando sérios riscos de danos ao meio ambiente e a saúde da população dos bairros adjacentes.
Moradores ouvidos pela reportagem relatam ameaças e medo de fazer denúncias publicamente ou pedir providências aos órgãos competentes “por existirem peixes grandes no esquema”. Procurada pela reportagem do Portal Cabo Frio em Foco, a Subsecretaria de Meio Ambiente, Marcela Santana, enviou a seguinte nota:
Em vistoria na tarde do dia 30/01/2023 na empresa FC Carneiro, não foi constatado o descarte irregular de resíduos doméstico e/ou lixo hospitalar, haja vista, não possuírem licença para estas atividades.
Foi constatado um grande volume de resíduos da construção civil com muitos sacos plásticos junto a este material, proveniente das caçambas, madeira e solo diversos, mas poucos funcionários para conseguir reciclar todo o volume da área.
Foram orientados a realizar o mais breve possível, o recolhimento e posterior encaminhamento do material a ser reciclado e a utilização do material beneficiado da construção civil para nivelamento do terreno.
Esta Secretaria procederá com as vistorias periódicas para acompanhar os serviços solicitados.
Ainda sobre o local que possui licença ambiental apenas para descarte de resíduos de construção civil, a secretaria esclareceu o seguinte:
A empresa fez uma ação conjunta com a secretaria de meio ambiente e comsercaf, na estrada Nelore, retirando mais de 20 caçambas de entulho, misturado com esse material, o que ocasionou um aumento do volume recebido. Estamos a disposição para junto com um representante dos moradores irmos ao local para melhor entendimento, e também para que os moradores conheçam o projeto que trata emprego e renda para a região.