Terça-feira, Janeiro 21, 2025
InícioEstado do RioChuvas deixam 11 pessoas mortas no Rio de Janeiro

Chuvas deixam 11 pessoas mortas no Rio de Janeiro

A chuva que atingiu o estado do Rio de Janeiro nas últimas 24 horas deixou, até agora, pelo menos 11 mortos. Todas as ocorrências aconteceram em áreas da Baixada Fluminense e da Zona Norte da capital.

Entre os mortos, há idosos e vítimas de afogamento, soterramento e choque.

Veja quem são as pessoas já identificadas pelo Corpo de Bombeiros:

  • Marli Zeferino Alves, de 77 anos: a idosa foi vítima de afogamento durante a enchente, segundo o Corpo de Bombeiros, na Rua Maturá, em Acari, na Zona Norte do Rio. A ocorrência foi atendida pelo quartel de Irajá.
  • Mulher ainda não identificada, de aproximadamente 50 anos: a vítima foi encontrada na Rua General Rondon, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. Segundo os bombeiros, a causa da morte foi afogamento.
  • Geraldo, cerca de 59 anos: o homem, que ainda não teve o sobrenome identificado, morreu soterrado na Rua Moraes Pinheiro, em Ricardo de Albuquerque, na Zona Norte do Rio.
  • Antonio Caetano Cordeiro, de 64 anos: o idoso foi vítima de uma descarga elétrica. A ocorrência aconteceu na Rua Neuza, em São João de Meriti, na Baixada Fluminense.
  • Vanderlei Rodrigues Alves, de 53 anos: o homem morreu afogado durante o temporal, nas proximidades da passarela que atravessa a Rua Coronel Bernardino de Melo, no bairro Comendador Soares, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense.
  • André Cardoso de Aguiar, de 52 anos: a vítima das chuvas morreu na Rua Parecis, em Andrade de Araújo, bairro de Belford Roxo, na Baixada. Ainda não há informação sobre a causa da morte.
  • Sérgio Carlos Monteiro da Silva, de 57 anos: vítima de afogamento. A ocorrência aconteceu na Rua Pinto Duarte, em São João de Meriti, na Baixada Fluminense.
  • Marcos Aurélio Aguiar Cotias, de 53 anos: o homem morreu após sofrido uma descarga elétrica na Rua Marquês de Paranaguá, no bairro Campos Elyseos, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. Ele trabalhava com pintura de automóveis.
Marcos Aurelio Aguiar Cotias, 53: vítima morreu eletrocutada durante temporal em Duque de Caxias — Foto: Reprodução
Marcos Aurelio Aguiar Cotias, 53: vítima morreu eletrocutada durante temporal em Duque de Caxias — Foto: Reprodução
  • Marcus Aurelio Loponte Alampi, de 53 anos: o homem foi vítima de afogamento na Rua Patrícia Cristina, no bairro Vila São Luís, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense.
  • Terezinha do Carmo Cassimiro, de 55 anos: a mulher foi vítima de soterramento, segundo o Corpo de Bombeiros, na Estrada de Botafogo, em Costa Barros, na Zona Norte.
  • Paulo César Oliveira Fernandes, de 59 anos: a vítima morreu por descarga elétrica na Rua Dona Alice Viterbo, no bairro São Bento, em Duque de Caxias.

A Defesa Civil afirma ainda que o Corpo de Bombeiros segue nas buscas por uma mulher que teria desaparecido após a queda de um veículo no Rio Botas, na altura da Rua Doze, no bairro Andrade Araújo, em Belford Roxo, na noite de sábado (13).

Os bombeiros informaram que atenderam a cerca de 230 ocorrências relacionadas às chuvas nas últimas 24 horas, em todo o território fluminense, relacionadas a salvamentos de pessoas, inundações ou alagamentos, cortes de árvores e desabamentos ou deslizamentos.

Chuva no RJ deixa uma série de transtornos

As chuvas estão provocando sérios transtornos na cidade e no estado do Rio desde a madrugada deste domingo. O Corpo de Bombeiros confirmou nesta manhã nove mortes até o momento na Zona Norte da capital e na Baixada Fluminense. Algumas vítimas ainda não foram identificadas. Há uma pessoa desaparecida ainda em Belford Roxo, na Baixada Fluminense. A Avenida Brasil, que chegou a ser totalmente interditava durante a madrugada, já foi totalmente liberada. Pela manhã, agentes da prefeitura chegaram a fechar a pista central, no sentido centro, para fazer o escoamento da água. O subsolo do Hospital Ronaldo Gazolla, em Acari, também está alagado. Já o metrô funciona parcialmente na Linha 2, por conta do transbordamento do Rio Acari.

Em Ricardo de Albuquerque, na Zona Norte do Rio, foram usados cães farejadores nas buscas pelo homem encontrado morto, soterrado num deslizamento de terra na Rua Moraes Pinheiro. Próximo dali, em Acari, segundo os bombeiros, uma senhora foi achada morta dentro de casa na Rua Matura, provavelmente vítima de afogamento. Na Baixada, uma mulher foi encontrada sem vida na Rua General Rondon, em Nova Iguaçu, vítima de afogamento. E, em São João de Meriti, um homem foi a óbito na Rua Neuza ao ser atingido por uma descarga elétrica.

O comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Leandro Monteiro, visita, na tarde deste domingo, visitando os municípios mais atingidos da Baixada Fluminense e os bairros mais afetados na capital. Na Pavuna, se reúne com o prefeito Eduardo Paes.

Já em Rocha Miranda, na Zona Norte, o pátio do 9º BPM ficou inundado. O Centro de Operações da prefeitura informa que o município entrou no estágio 4 (quarto nível numa escala de 5) às 02h45, devido aos elevados pluviométricos acumulados em 24 horas. Além disso, diversas ocorrências estão em andamento e provocam impactos na rotina da cidade, principalmente na Zona Norte.

Em Acari, o temporal atingiu a rede elétrica e deixou o Hospital Ronaldo Gazolla seis horas sem energia e inundou o subsolo. A clínica da família, consultórios e estacionamentos foram fechados por conta do alagamento. O secretário de Saúde do Rio, Daniel Soranz, esteve na unidade hospitalar pela manhã deste domingo acompanhando o trabalho de rescaldo. Agentes da prefeitura e garis trabalharam durante a madrugada para escoar a água.

Previsão do tempo no Rio

Segundo o Alerta Rio, neste domingo uma frente estacionária no oceano ainda influencia o tempo no município do Rio. Assim, o céu estará predominantemente nublado e há previsão de chuva fraca a qualquer momento, podendo ser moderada no período da manhã. Os ventos estarão fracos a moderados e as temperaturas permanecerão estáveis, com mínima de 23°C e máxima de 31ºC.

Fale Conosco