Tite conseguiu fazer com que o Flamengo voltasse a encontrar o equilíbrio. Com um claro 4-3-3, o treinador rubro-negro escalou um time sólido na marcação e veloz pelas pontas, com Cebolinha e Luiz Araújo. Assim, controlou o Fortaleza em plena Arena Castelão e chegou a uma vitória sem sustos por 2 a 0.
Como o Grêmio, primeiro time dentro do G4, também venceu, o resultado do Flamengo fez com que o rubro-negro mantivesse os três pontos de distância para a zona que dá classificação direta para a fase de grupos da Libertadores. Por outro lado, a equipe igualou o número de pontos do Atlético-MG, que tropeçou no clássico com o América-MG.
Além de ser importante pelas pretensões do time na tabela, o resultado também coroou o desempenho de um Flamengo sólido. Com forte jogo pelas pontas, boa presença de Filipe Luis pelo lado esquerdo e com apoio de Pedro, que foi bem em jogo fora da área, o rubro-negro criou diversas oportunidades de gol, principalmente na segunda etapa, quando já vencia por 1 a 0.
No primeiro tempo, o time esteve um pouco sonolento para atacar, embora também não tenha sofrido riscos com o Fortaleza, que parece ainda viver ressaca da derrota na final da Sul-Americana. Assim, o time contou com o bom dia dos atacantes para criar com mais perigo. Dessa maneira, Luiz Araújo largou a ponta direita para ir até a esquerda jogar com Cebolinha e Filipe Luis. Por mais que não tenha o mesmo fôlego de outrora, o lateral-esquerdo mostrou que ainda pode ser importante para o time.
Em bom passe de fora para dentro, Filipe achou Pedro na entrada da área após corta-luz de Pulgar. O camisa 9 dominou e chutou rasteiro para abrir o placar para o Flamengo aos 45 minutos. Foi o 31º do centroavante no ano, tornando esta a sua temporada mais artilheira. Além disso, foi o terceiro do atacante em cinco jogos com Tite.
Já na segunda etapa, com o resultado favorável, o Flamengo teve mais campo para atacar, uma vez que o Fortaleza tentou sair mais. Com uma defesa segura, o rubro-negro também não sofreu grandes perigos dentro da área. A melhor chance que o Leão teve na partida foi em chute de fora da área de Lucas Crispim que desviou em Lucero e carimbou a trave de Rossi.
Na frente, o Fla tentava aproveitar os espaços deixados pelo time de Vojvoda. Numa dessas vezes, Arrascaeta puxou contra-ataque na esquerda e achou Matheuzinho na direita. De primeira, o lateral mandou para fora.
Depois, novamente pela esquerda, o time roubou bola após saída atrapalhada do Fortaleza e tocou bem até ela chegar em Ayrton Lucas. O lateral cruzou rasteiro, Éverton Ribeiro deixou passar e Luiz Araujo completou para dar números finais a partida. O gol serviu para coroar a boa partida que fez o ponta, que tem ganhado boa minutagem com Tite e tem correspondido.