Desigualdade social representa a diferença no padrão de vida e nas condições de acesso a direitos, bens e serviços entre integrantes de uma sociedade.A desigualdade social pode se manifestar de diferentes formas, no âmbito econômico, escolar, profissional, de gênero, entre outros. Por isso, é comum também a utilização do termo no plural: desigualdades sociais.
O fenômeno da desigualdade social é marcado principalmente pela desigualdade econômica gerada pela concentração de renda. A concentração de renda gera um desequilíbrio no modo de vida dos grupos que compõem a sociedade.
Assim, em uma mesma sociedade, alguns grupos possuem total acesso a seus direitos e a uma vida digna, enquanto outros grupos são excluídos. Uma grande parcela da população tende gradativamente à miséria, à ausência de condições materiais que garantam a sua própria existência.
Essa distinção gradativa pode ser observada a partir da estratificação social, ou da divisão da sociedade em classes. Cada classe social possui o seu próprio modo de vida. Isso se reflete em um padrão de consumo próprio e, principalmente, na diferença de acesso a direitos fundamentais, como: alimentação, saúde, segurança, moradia e educação.
Roberto Rosa, Ativista Político.