O vereador de Cabo Frio, Roberto Jesus (PRTB), publicou um vídeo em suas redes sociais explicando um projeto de emenda à legislação municipal que ele apresentou, visando permitir a utilização de fogos de artifício com baixos ruídos e estampidos. Segundo o vereador, a lei atual impede completamente o uso de fogos, o que pode comprometer a realização da tradicional queima de fogos no Réveillon, um dos eventos mais esperados na cidade.
“No projeto de emenda que coloquei, permitimos fogos com pequenos ruídos e estampidos. Para esclarecer, não existem fogos totalmente silenciosos, todos têm algum nível de ruído. Sem a aprovação dessa emenda, teremos mais um Réveillon sem fogos, o que impacta negativamente a economia da cidade”, afirmou Roberto Jesus.
Ele destacou a importância cultural da festa da virada, que atrai turistas e movimenta a economia local. “A festa da virada é uma tradição no nosso país, e os fogos fazem parte dessa celebração. Eles atraem turistas, fomentam a economia e garantem o sustento de muitas pessoas”, disse o vereador.
Roberto Jesus também mencionou que várias cidades no Brasil já se adaptaram à nova tendência de fogos de baixo ruído, permitindo um show de luzes no céu sem causar grandes transtornos. “Enquanto isso, Cabo Frio ficou sem fogos na virada de 2023/2024 devido à forma como a lei foi redigida. Nossa emenda busca corrigir isso, permitindo fogos de baixo ruído ao longo de todo o ano”, acrescentou.
O projeto agora segue para análise na Câmara Municipal. A proposta visa equilibrar a tradição e a preservação da tranquilidade pública, enquanto impulsiona o turismo e a economia local.