Após as eleições municipais em Cabo Frio, as movimentações políticas na cidade se intensificam, com velhos e novos atores reorganizando forças para o próximo ciclo. No centro das articulações, a disputa pela presidência da Câmara Municipal tem acirrado os ânimos na nova composição do Poder Legislativo, com o nome do vereador eleito, Vaguinho (PL), sendo cotado para assumir o comando da Casa.
A eleição do novo presidente da Câmara, porém, não se resume apenas a uma mera escolha interna ou vontade do novo prefeito eleito, pois nos bastidores, uma verdadeira guerra política está em curso. De um lado, o grupo que defende o nome de Vaguinho, o vereador mais votado nas urnas, e que conta com o apoio do prefeito eleito, Dr. Serginho. A intervenção do novo chefe do Executivo, no entanto, vem sendo alvo de críticas por parte de adversários que acusam uma interferência excessiva do prefeito na escolha do presidente do Legislativo e vêem o movimento com reserva, pois falam em Câmara subalterna ao prefeito.
Do outro lado da disputa, o vereador reeleito, Josias da Sweel (PL), se coloca como uma opção qualificada, segundo seus apoiadores. Com uma trajetória sólida, Josias foi destaque como presidente da Comissão de Finanças, Orçamento e Alienação e atuou de forma expressiva em diversas comissões relevantes da Câmara. Sua experiência incluindo o destaque como líder da oposição na atual gestão e conhecimento das engrenagens legislativas o colocam como um forte concorrente.
Em meio a esse cenário polarizado, um terceiro está posto, como uma possível alternativa de consenso: o vereador Luís Geraldo (REP), decano da Câmara, reeleito para seu sexto mandato. Sua experiência acumulada ao longo dos anos e o perfil mais conciliador podem atrair aqueles que buscam uma liderança que promova o equilíbrio entre os Poderes Executivo e Legislativo, visando uma governabilidade mais estável para o município a partir de 2025.
Com esse cenário de disputa acirrada, os próximos dias prometem ser de intensa movimentação política, com as articulações nos bastidores ditando o ritmo da definição de quem irá comandar a Câmara Municipal de Cabo Frio no próximo biênio, mesmo com a certeza de que, o racha entre os vereadores já começou.