Eduardo Pimenta participou do 128º episódio do RC Cast em homenagem ao Mês do Meio Ambiente e, dentre vários assuntos da pauta ambiental, falou sobre os investimentos de R$ 450 milhões no saneamento na Região dos Lagos
O biólogo e presidente do Comitê de Bacia Hidrográfica Lagos São João, Eduardo Pimenta, que possui um extenso currículo, comentou sobre os investimentos de R$ 450 milhões que os municípios da Região dos Lagos vão receber para obras de saneamento. A partir disso, o sistema atual, que é primário, que é de tempo seco, passará a operar em nível terciário. Pimenta explicou a diferença entre os dois.
O biólogo destacou que o primário é mais simples. Neste, o objetivo é reduzir a quantidade de sólidos e materiais flutuantes na água. Já o terciário foca na eliminação de nutrientes, dentre outros, como fósforo, que compromete significativamente a balneabilidade da Lagoa de Araruama.
Falou ainda sobre outros investimentos previstos nas cidades e defendeu que a Região dos Lagos é um exemplo no quesito tratamento de esgoto para todo o estado do Rio de Janeiro.
Pimenta comentou também sobre a Bandeira Azul nas praias lagunares, das quais 85% estão em ótima qualidade, além da presença de cavalos-marinhos, sobre o aumento de esportes no local e em relação à polêmica do Instituto Ecovida e o Dormitório das Garças, em Cabo Frio.
Fonte: RC24H