Nesta quarta-feira, 13, a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia inaugurou mais um painel mural
A E. M. Nicomedes Theotônio Vieira recebe o Mural “Diversidade”, característica marcante da escola, afirma a equipe da unidade: “Nicomedes é a Diversidade Cultural e Étnica”.
A Escola tornou-se uma unidade que reuni estudantes de diferentes nacionalidades e que juntos formam uma nova Identidade Cultural. Inspirada nesta ideia, a profissional Raquel Condé idealizou um mural formado por partes diferentes, cada qual com suas características, de forma que, quando unidos, se completam e interagem.
“Ensinar e estimular à diversidade é fundamental em um ambiente escolar. Deixar claro que todos são diferentes e merecem ter suas existências respeitadas, faz com que os jovens cresçam mais conscientes, responsáveis e empáticos”, disse a idealizadora do projeto.
Na cerimônia estiveram presentes o prefeito Alexandre Martins; o Secretário de Educação, Rodrigo Ramalho; a equipe da SEMED e a comunidade escolar Nicomedes. Um pouco sobre a história do Painel Mural “Diversidade”, da E.M. Nicomedes. A Escola tornou-se uma unidade que reuni estudantes de diferentes nacionalidades e que juntos formam uma nova Identidade Cultural.
Inspirada nesta ideia e sendo o Brasil um país com uma diversidade cultural, ambiental, populacional, étnica e religiosa de riquezas imensuráveis, a professora e artista plástica Raquel Condé, estudou o cenário, colheu depoimentos de vários membros da comunidade escolar e criou “Diversidade”. O Mural é dividido em quatro partes. Em uma das partes a imagem de um Indígena, com cores e características brasileiras, com a frase “Vidas e terras indígenas importam”.
Do outro lado, um indivíduo representando outra nacionalidade, como os Argentinos e tantos outros estrangeiros que vivem em Armação dos Búzios, com as palavras escritas em espanhol : “Amar, Libertad, Respeto”.
Abaixo, uma pessoa simbolizando a diversidade e liberdade de gêneros, rodeada com as cores do arco-íris e adornada com um brinco de coração, simbolizando o amor. O trecho da música “Passarinhos” do Rapper e compositor Emicida, completa esta parte do mural.
Na última parte, um rosto negro, numa composição formada por cores e motivos africanos, ressaltando a importância de valorizar as nossas raízes. O colar “Gentileza Gera Gentileza” une as quatro partes, enfatizando que a educação e o amor devem estar sempre presentes no cotidiano.
A gaiola aberta, símbolo de Liberdade e três pássaros brasileiros ameaçados de extinção: o “Crejoá”, o “Pintor-Verdadeiro” e o “Tiê-Sangue”, finalizam a arte.