O Fluminense venceu por 2 a 1 o Boca Juniors neste sábado, 4, na final da Copa Libertadores no Maracanã, no Rio de Janeiro. Com a vitória, o tricolor carioca conquista o título inédito da competição sul-americana.
Assim como nas quatro edições anteriores, o campeão foi decidido em jogo único. O Fluminese se classificou para o mata-mata em primeiro de seu grupo. Para chegar à final, a equipe eliminou o Argentinos Juniors (ARG) nas oitavas de final, o Olímpia (PAR) nas quartas e o Internacional na semifinal. Com as vitórias, o time de Fernando Diniz já acumulou US$ 2,3 milhões (R$ 12,1 milhões) em premiações.
O Fluminense entrou em campo neste sábado com Samuel Xavier, Marlon (Nino), Felipe Melo e Marcelo; André, Alexsander (Martinelli) e Ganso; John Arias, Keno e Cano.
Com apoio da torcida, o time dominou o início da partida e ficou a maior parte do tempo no ataque, costurando a defesa do Boca Juniors. Cano abriu o placar aos 35 minutos, depois de tabela de Keno com Arias. Esse foi o 13º gol do jogador na Libertadores 2023.
Ao todo, com a camisa tricolor, Cano marcou 16 e superou Fred, um dos grandes ídolos do clube, que precisou de 29 partidas para marcar 15 gols. O argentino tem a média de um gol por jogo com a camisa do Fluminense na Libertadores.
No segundo tempo do jogo, o Boca partiu para o ataque e empatou, após Advíncula receber de Medina pela direita, cortar para o meio e chutar de esquerda no canto direito de Fábio.
O gol da vitória veio na prorrogação. Diogo Barbosa lançou para Keno, que ajeitou de cabeça para John Kennedy marcar e garantir o primeiro título da Libertadores ao tricolor carioca.
Essa é a segunda final do Fluminese na história. Em 2008, o time foi derrotado para a LDU, do Equador, nos pênaltis. No Brasil, cinco equipes empatam com três conquistas de Libertadores. São eles: São Paulo, Grêmio, Palmeiras, Flamengo e Santos. Em seguida, vêm o Internacional e Cruzeiro com dois títulos e fechando a lista, Corinthians, Atlético MG e Vasco com uma.
Com o novo título, o Fluminense garante a sua vaga para duas edições do Mundial de Clubes da Fifa. A primeira será entre 12 e 22 de dezembro, em uma série de jogos na Arábi