A história de vida de Richarlison revela um jovem que tem um profundo compromisso com sua família, com sua comunidade e com a sociedade brasileira e que defende a ciência e é parceiro da USP. O atleta que grande grande destaque na Copa do mundo incentivou as pessoas a se vacinassem desde o início da pandemia. É solidário e mantém uma estrutura de apoio a pacientes carentes que têm câncer. Luta contra o racismo.
O craque da Seleção Brasileira vai além do campo e mostra que se preocupa com os problemas ambientais, quis conhecer de perto a situação dos incêndios no Pantanal e lá adotou uma onça, espécie que tem sido dizimada nos incêndios. O senso de cidadania de Richarlyson provoca imensa alegria, pois os jovens têm esses atletas como referência, modelo e inspiração.
A forma humilde e sensata com que Richarlison usa sua fama e o poder aquisitivo é um alívio, pois muita gente que vive sob holofotes tem como grande preocupação apenas o seu consumo material, seus gastos com lazer e companhias glamurosas em um país em que 33 milhões de pessoas passam fome, nossos biomas estão sendo destruídos, nossas instituições estão destroçadas e nossa vida política exigiu uma energia imensa para retomar a democracia.
Que bom contar comum atleta como Richarlison, entre os brasileiros que vivem este tempo e podem somar forças para melhorar nosso país e nosso mundo e já está fazendo isso. Quando falo em liderar pelo exemplo, é disso que se trata. Que venha o hexa e uma nova safra de jovens vitoriosos e com principios e valores humanitários.
Por Roberto Rosa, Ativista Político