Na madrugada de sábado (26) para domingo (27) várias cidades da Região dos Lagos foram atingidas por fortes chuvas e muitas localidades ficaram penalizadas devido ao o nível elevado das águas, cuja a previsão ultrapassou o índice esperado. Os acumulados pluviométricos no estado ultrapassaram o limite de 150 mm/24h e chegaram a 210mm/24h.
A prefeitura de Búzios por meio das secretarias de Serviços Públicos, do Ambiente Urbanismo, Segurança e Ordem Pública, Defesa Civil, Guarda Vidas e outros órgãos responsáveis se uniram em uma força tarefa que durou toda a madrugada e percorreu diversos pontos afetados da cidade.
O prefeito Alexandre Martins e o vice-prefeito e secretário de obras, saneamento e drenagem Miguel Pereira acompanharam a ação de emergência que serviu para as tomadas imediatas que amenizam os danos, como as quatro bombas de Cem Braças e 06 máquinas vacol retirando as águas dos locais afetados.
A Defesa Civil está nas ruas e não concluiu um relatório oficial sobre todos os casos registrados, entretanto mantém o estágio de alerta quanto as condições climáticas para as próximas 24 horas. Pois há previsão de novas pancadas de chuvas isoladas de moderadas a fracas.
A Defesa Civil de Búzios solicita aos banhistas e pescadores que evitem o ingresso no mar, que cada morador verifique se há alguma obstrução em bueiros próximos as suas residências e orienta para em caso de ocorrências como: rachaduras, alagamentos, deslizamento ou outras emergências ligar para os telefones da Defesa Civil 199 e (22) 2633 0827.
Tendo em vista os inúmeros chamados, o telefone da Ouvidoria também estará atendendo as solicitações de emergência (22) 99836-7164.