Com a chegada da alta temporada, as praias das cidades da Região dos Lagos, principalmente, Búzios, Cabo Frio e Arraial do Cabo, tendem a ficar mais movimentadas. Segundo o Corpo de Bombeiros Militar do Rio de Janeiro (CBMERJ), cerca de 300 militares estarão reforçando o serviço neste período. Além disso, serão ativados postos intermediários e temporários, onde o fluxo de banhistas existe apenas nessa época do ano. O objetivo é reduzir o número de afogamentos por toda a extensão de litoral atendido pelo CBMERJ.
As novas instalações da Subseção de Atividades Especializadas e da Subseção de Salvamento Náutico, às margens do canal do Itajuru, também fazem parte das ações estratégicas na região. Desde novembro, houve uma diminuição de 75% no tempo resposta a acidentes náuticos. Além disso, o espaço abriga as viaturas e guarnições empenhadas nos serviços: administrativo, nautico, mergulho e operador de embarcação de resgate. Os militares contam com quadrículos, troller, bugre, moto aquática, bote de salvamento e lancha para apoio nas ocorrências. Quando necessário, recorrem às aeronaves da corporação e aos drones para a realização de buscas e resgates.
No verão 2020/2021, foram realizadas 35.810 prevenções e 662 socorros, no período de dezembro de 2020 a março de 2021.
A área operacional do serviço de Guarda Vidas do 18º GBM engloba as praias de Cabo Frio (Praia do Forte, Praia do Foguete e Praia do Peró), do 2º Distrito de Cabo Frio e a Praia Grande em Arraial do Cabo. Na alta temporada ainda são ativados postos na Praia das Conchas e postos intermediários na Praia do Forte e Praia do Foguete.
Nos socorros terrestres, o 18º GBM conta com mais de 60 homens, atendendo a eventos de colisão de veículos, incêndios, entre outros.