Terça-feira, Junho 23, 2026
spot_imgspot_img
InícioRegião dos LagosJunho Violeta: Saquarema investe no bem-estar da terceira idade por meio do...

Junho Violeta: Saquarema investe no bem-estar da terceira idade por meio do esporte e da cultura

Como estratégia para combater o isolamento social e garantir um envelhecimento ativo, Saquarema tem intensificado a oferta de atividades esportivas e culturais gratuitas em todo o município. Por meio de programas como o Viva+Esporte e as oficinas da Casa da Cultura, centenas de idosos encontram não apenas uma oportunidade de cuidar da saúde física e mental, mas também um caminho para melhorar sua qualidade de vida.

Em Saquarema, o Viva+Esporte se consolidou como um forte aliado na promoção da prática esportiva para a terceira idade. Praticante de funcional há dois anos, o aposentado Juarez de Almeida, de 68 anos, conta que se mudou para Saquarema para se casar com seu primeiro amor. Foi justamente por sugestão da esposa que ele começou a fazer parte do projeto. Hoje, ele se considera o “vovô maromba” e diz ter a disposição de um garoto de 30 anos:

“A garotada fala que eu estou terrível. Eu consigo acompanhá-los tanto mental quanto fisicamente. Eu fazia funcional duas vezes na semana, mas isso começou a não me satisfazer. Agora, eu faço quatro vezes e estou querendo começar a canoagem”, comenta Juarez.

O programa oferece gratuitamente aulas de Funcional, Canoagem, Beach Tennis, Vôlei de Praia, Futevôlei, Skate, Dança e Ginástica da Terceira Idade. Para o aposentado fazer atividade física melhora não só a coordenação motora, mas também exercita a mente:

“No funcional, você exercita muito a mente também. Ajuda na memória, porque tem que prestar atenção e gravar os movimentos. Ainda temos que fazer conta”, destaca o aposentado.

Além do desenvolvimento, Juarez comenta que conhecer as pessoas é uma das grandes vantagens do projeto. “Barreira ficou pequeno para mim. Todo lugar que eu vou, o pessoal me conhece. Eu estou muito famoso.”

Hoje, o programa está distribuído em mais de 20 núcleos e conta com mais de 3 mil alunos. O aposentado acredita que todos deveriam participar e diz que o segredo para se desenvolver é a constância:

“Se você não fizer, ninguém vai fazer por você. Ver os outros fazerem não é a mesma coisa. Não precisa ser o funcional, só quem pratica atividade física sabe o quanto é bom para o corpo, para a mente e para a independência”, destaca Juarez.

As iniciativas do município no combate ao isolamento na terceira idade não se limitam ao esporte. Após se aposentar, Marta Lopes, de 67 anos, conta que buscava uma atividade para manter a mente ativa. Na época, ela encontrou na internet a oportunidade de fazer parte do Coral Encanta Saquarema, que tem ensaios voltados para apresentações em eventos da cidade. O projeto passou a ser uma atividade fundamental em sua rotina. No entanto, a iguaçuiana encantada por Saquarema relata que as coisas mudaram drasticamente com a chegada da pandemia:

“Na pandemia, enfrentei muitas mudanças e passei pelo fim de um casamento de 40 anos. Acabei desenvolvendo depressão e ansiedade. Foi um período muito difícil, onde precisei começar um tratamento e a tomar remédios para conseguir lidar melhor com tudo”, comenta Marta.

Com o fim do isolamento social, a aposentada decidiu retornar ao coral e iniciar as aulas gratuitas de dança de salão, uma das oficinas oferecidas pela Casa da Cultura. A virada de chave na saúde mental foi perceptível até para os amigos:

“Uma amiga minha diz que eu sou um milagre. Realmente me tornei outra pessoa, tudo de ruim que eu estava passando foi embora. Costumo dizer que essas atividades foram uma coisa linda na minha vida. Por causa delas, consegui até parar com os remédios”.

Hoje, com os filhos morando no Rio de Janeiro, Marta exalta a rede de apoio que Saquarema fornece à terceira idade e garante que não sente nenhuma necessidade de se mudar. Atualmente, a Casa da Cultura impacta cerca de 300 idosos e, além da dança de salão, oferece oficinas de canto coral e pintura em tecido. A prefeita de Saquarema, Lucimar Vidal, comenta sobre a importância do investimento em atividades gratuitas para prevenir o isolamento social e oferecer novas perspectivas de convivência e lazer:

“Histórias cheias de vida como a do seu Juarez e a da dona Marta provam que o esporte e a arte têm o poder de transformar realidades. Em Saquarema, tratamos essas atividades como um investimento direto na saúde da nossa população. Nosso objetivo com esse aparato completo é garantir que o envelhecimento na nossa cidade seja sinônimo de vitalidade e autonomia, porque cuidar do bem-estar deles hoje significa ter menos idosos precisando de atendimento médico amanhã”, pontua a prefeita Lucimar Vidal.

Como participar:

As inscrições nas aulas do Viva+Esporte são feitas de forma online no site: https://vivamaisesporte.contato.org.br/. Dúvidas sobre vagas, horários, inscrições podem ser esclarecidas presencialmente na sede ou pelo número: +55 22 99953-4347

A Casa da Cultura abre inscrições anualmente no início do primeiro semestre, mas, em caso de vagas remanescentes ou para mais informações, os interessados podem entrar em contato com a Secretaria de Cultura por meio do número: +55 22 99742-3893.

Sobre o Junho Violeta

O Junho Violeta é um movimento global de conscientização instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) para alertar sobre o combate à violência contra a pessoa idosa. Mais do que uma campanha de denúncia, o mês busca tirar da invisibilidade violações silenciosas como a negligência, o abandono e o abuso patrimonial, que muitas vezes ocorrem dentro do ambiente doméstico. O objetivo é sensibilizar a sociedade para que o envelhecimento seja respeitado como uma fase de direitos garantidos, promovendo redes de proteção que assegurem dignidade, segurança e o fim do isolamento social para a melhor idade.

spot_imgspot_img
spot_img