No mês de junho, a Olimpíada Estudantil promove a integração entre escolas públicas e privadas e movimenta as quadras do Centro Municipal de Educação Menaldo Carlos Magalhães com cerca de 3400 alunos entre 12 e 17 anos. Representando 26 instituições de ensino, os estudantes disputam partidas de queimada, handebol, voleibol e futsal, nas categorias masculina e feminina.
O aluno municipal Jandair Júnior, de 15 anos, representa sua escola em todas as modalidades, mas afirma que a sua favorita é o vôlei. Há quatro anos, ele começou a praticar por incentivo dos colegas e pela união do time da escola. Hoje o aluno joga no Fluminense e vê o esporte como perspectiva de carreira.
“O esporte mudou a minha vida. Antes eu era mais desligado, não ligava muito para as coisas. O vôlei mudou meu pensamento, me deu mais maturidade e respeito. Hoje, eu quero seguir uma carreira profissional”, destacou o aluno.
Jandair comenta também que sua experiência nas Olimpíadas Estudantis é positiva e que se diverte jogando com os colegas e enfrentando os amigos de outras escolas. A cerimônia de encerramento do evento está prevista para o dia 5 de julho.
O sucesso das Olimpíadas Estudantis reflete o momento da educação em Saquarema, que nos últimos anos teve um crescimento expressivo em infraestrutura e em qualidade. Entre 2021 e 2025, o número de unidades escolares e o número de alunos matriculados saltaram 39% e 33%, respectivamente. O evento mostra que o investimento do município vai para além da sala de aula, destacando o incentivo ao esporte como pilar na formação da cidade.
“Investir em educação é investir no futuro da nossa cidade. Temos muito orgulho de ter uma média no Ideb superior à do estado e à do país, mas, para nós, a educação vai muito além da sala de aula. O incentivo à prática de esportes é fundamental na formação dos nossos jovens. Ver o sucesso desta Olimpíada nos mostra que estamos no caminho certo”, destacou Lucimar.




