Segunda-feira, Junho 22, 2026
spot_imgspot_img
InícioRegião dos LagosCuidado que avança: 5º Mutirão de Saúde no PAM supera 2.500 atendimentos...

Cuidado que avança: 5º Mutirão de Saúde no PAM supera 2.500 atendimentos especializados em Araruama

A Prefeitura deu mais um passo importante para garantir assistência médica rápida e de qualidade à população. Neste sábado (20), a Secretaria Municipal de Saúde realizou a quinta edição do mutirão de consultas pré-agendadas no PAM. Com as ações deste ano, o município já ultrapassou a barreira das 2.500 consultas ofertadas em especialidades médicas, consolidando uma estratégia permanente para a redução das filas de espera.

Segundo a prefeita Daniela Soares, os mutirões são resultado de um trabalho permanente de reorganização da rede municipal de saúde, com foco na ampliação do acesso e na redução da fila de espera por consultas especializadas.

“Esse trabalho não acontece apenas nos dias de mutirão. É uma ação permanente, construída com muito planejamento e dedicação das nossas equipes, e que continuará ao longo de todo o ano. Já alcançamos mais de 2.500 consultas ofertadas e seguimos avançando com um objetivo muito claro: reduzir progressivamente e, no menor tempo possível, zerar a fila de espera por consultas especializadas. Nosso compromisso é garantir que a população tenha acesso à saúde com mais rapidez, dignidade e cuidado”, destacou a prefeita.

O secretário municipal de Saúde, Mário Jorge Espinhara, destacou que os mutirões fazem parte de um planejamento cuidadoso, pensado para facilitar o acesso da população aos serviços de saúde em todas as etapas do atendimento.

“Os mutirões já se consolidaram como uma importante ferramenta para ampliar o acesso da população às consultas especializadas. Mas nosso trabalho vai além da oferta de vagas. Pensamos em cada detalhe para tornar o atendimento mais resolutivo e confortável para o paciente, como a abertura da Farmácia Municipal aos sábados, permitindo que muitos usuários já saiam da consulta com a medicação em mãos. Seguimos trabalhando de forma permanente para reduzir o tempo de espera e garantir um atendimento cada vez mais ágil e eficiente”, afirmou o secretário.

O atendimento no fim de semana foi apontado como um grande facilitador por Sueli de Melo, que trabalha durante a semana.

“Sábado facilita muito a vida de quem trabalha, fica bem mais fácil para a gente vir. Eu acho o mutirão muito importante, é uma forma de atender a população com muito mais carinho e atenção”, afirma a moradora.

Já Ana Paula Janoti, paciente oncológica, que há um mês retirou um tumor, elogiou o acolhimento que tem recebido por toda a equipe da rede municipal de Saúde.

“O carinho da equipe com os mínimos detalhes é incrível. A gente chega aqui e tem frutas e café, para quem mora longe é importante. Quando descobri que estava com câncer, achei que era o meu fim, mas recebi tanto acolhimento de todos os funcionários, que hoje estou aqui. E eu só tenho a agradecer a atenção e o carinho de todos da rede municipal de Saúde”, elogiou Ana Paula.

A moradora Ana Lúcia Moura reforçou a importância da realização das consultas aos sábados e da abertura da Farmácia Municipal durante o mutirão, medidas que ampliam o acesso aos serviços de saúde e facilitam a rotina de quem trabalha durante a semana.

“Vim hoje para uma consulta com endocrinologista e já peguei a minha medicação. Isso facilita muito. Eu estava até comentando com um senhor que algo assim nunca tinha acontecido. Quem trabalha de segunda a sexta muitas vezes não consegue vir à consulta. E ter a farmácia aberta permite que a gente já saia daqui com os remédios em mãos”, relatou.

Como nas ações anteriores, todos os pacientes que compareceram foram previamente contatados e agendados pelas equipes da Secretaria Municipal de Saúde, garantindo a organização e o conforto do público do início ao fim.

spot_imgspot_img
spot_img