Segunda-feira, Junho 22, 2026
spot_imgspot_img
InícioRegião dos LagosJunho Violeta: palestras reforçaram a conscientização sobre a violência contra os idosos

Junho Violeta: palestras reforçaram a conscientização sobre a violência contra os idosos

A última semana foi de debate e aprendizado no Centro Especializado em Envelhecimento Humano e Longevidade, no bairro Palmeiras. Fazendo parte do calendário do Junho Violeta, mês dedicado à conscientização sobre a violência contra os idosos, a Secretaria de Assistência Social promoveu diversas palestras sobre o tema para a Melhor Idade.

Na terça-feira (16) foi debatido como identificar e enfrentar a violência psicológica com os idosos. A palestra foi ministrada pelas psicólogas Maura Reis e Jéssica Oliveira.

“Uma das formas mais silenciosas de se praticar a violência psicológica contra os idosos é deixando de escutá-los, não levando em consideração sua opinião, suas vontades. E isso pode ser feito até de forma inconsciente por membros da família”, explicou Jéssica Oliveira.

Na quarta-feira (17) a roda de conversa foi sobre a rede de proteção aos idosos. Na quinta-feira (18) a Melhor Idade recebeu a visita de membros da Patrulha Maria da Penha, da Guarda Municipal, que falaram sobre o enfrentamento à violência e a proteção da pessoa idosa e da Juíza Janaína Pomposelli.

“Vivi um dos momentos mais marcantes da minha trajetória na Patrulha Maria da Penha. Durante a palestra, muitas mulheres se reconheceram nas histórias e orientações sobre violência. Houve lágrimas, abraços e pedidos de ajuda. Algumas descobriram ali que também eram vítimas e que não precisavam mais sofrer em silêncio. Saio com a sensação de dever cumprido, pois a conscientização também salva vidas”, destacou a inspetora-adjunta que coordena a Patrulha Maria da Penha, Regiane Costa.

Fechando a semana, o tema da sexta-feira (19) foi cuidado e autoestima. Para a secretária de Assistência Social, Camila Saraiva, as palestras e debates foram importantes para mostrar aos os idosos que sua segurança e seus direitos devem ser garantidos por todos.

“Durante esta semana de ações do Junho Violeta, reforçamos nosso compromisso com a proteção, o respeito e a valorização da pessoa idosa. Mais do que conscientizar, queremos mobilizar a sociedade para identificar, prevenir e combater todas as formas de violência contra os nossos idosos. Cuidar de quem tanto contribuiu para a construção da nossa cidade é um dever de todos nós”, disse Camila Saraiva.

spot_imgspot_img
spot_img