Foram levadas as demandas para o poder público local, para a Polícia Militar e para os assessores parlamentares sobre alterações na área de Segurança Pública do Estado, como aumento do efetivo de policiais para o 25º

Representantes da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos e da Secretaria de Segurança e Ordem Pública de São Pedro da Aldeia participaram da reunião ordinária do Conselho Comunitário de Segurança (CCS), no último dia 11. O encontro foi realizado no auditório da 48ª Subseção da OAB/RJ, no Centro.
Estiveram presentes o secretário de Segurança e Ordem Pública, Diego Alves, a coordenadora do Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM Daiana Borges), Luciana de Oliveira, a coordenadora da Patrulha Maria da Penha, GCM Rosana Andrade, o servidor da Assistência Social, Lívio Campos Lima, a assessora parlamentar da deputada estadual Marta Rocha, Daniela Mendes; o assessor do Deputado Estadual Márcio Gualberto, Carlos Eduardo Correa da Silva; o presidente da 48ª Subseção da OAB/RJ – São Pedro da Aldeia, Neemias Lima; representando o comando do 25º Batalhão de Polícia Militar do RJ, Sargento Katrilin, além de representantes da ONG Amigas da Mama, da Capitania dos Portos, do Rotary Clube e comerciantes do município.
A coordenadora do CEAM Daiana Borges, Luciana de Oliveira, ressaltou a importância de conhecer as demandas de segurança no município para melhor atender às mulheres vítimas de violência. “Foi extremamente relevante participar desta reunião, pois, aqui tive a oportunidade de conhecer as demandas sobre segurança no município e isso implica diretamente na questão do cuidado com a mulher. Somos uma rede, temos que estar conectados e amparados para darmos suporte a mulheres vítimas de violência e atendermos na delegacia e depois no CEAM, precisamos estar preparados para isso”, destacou.
Durante a reunião, foram levadas diversas demandas para o poder público local, para a Polícia Militar e para os assessores parlamentares sobre alterações na área de Segurança Pública do Estado, como aumento do efetivo de policiais para o 25º. Também foram entregues diversas moções de agradecimento aos membros do CCS e colaboradores.Fotos: Divulgação/SASDH-PMSPA
A coordenadora da Patrulha Maria da Penha, GCM Rosana Andrade, falou sobre a rede de apoio disponível na cidade. “Nós somos uma rede de apoio e esta reunião com os representantes do CCS e a sociedade civil, trás uma troca boa, pois conseguimos ouvir as demandas daquilo que é necessário para o nosso município e elaboramos estratégias para que sejam atendidas estas solicitações da população”, comentou.
A presidente do CCS, Michelli Correa Batista, falou sobre a importância do conselho para o município. “O Conselho de Segurança é importante, pois faz o estreitamento entre os poderes de polícia e a sociedade, lembrando que o CCS abrange tudo o que é relacionado a segurança pública, como iluminação pública, lixo descartado em locais inadequados e questões que envolvam a saúde da população”, comentou.
O anfitrião do evento, Dr. Neemias Lima falou sobre o papel da OAB de São Pedro da Aldeia colaborando com o Conselho Comunitário de Segurança. “A OAB/SPA sempre tem aberto as suas portas para os conselhos comunitários e, dentre eles, o de Segurança. Somos gratos em poder participar e reiterar essa disponibilidade para o Conselho de Segurança de São Pedro da Aldeia, especialmente em uma reunião como esta, que homenageia as pessoas que estiveram durante o mandato, colaborando com a segurança pública para a sociedade. É gratificante para nós vermos a produtividade do CCS ao longo do tempo. Agradeço também a homenagem que a OAB/SPA recebeu pelo fato de termos essa parceria e interesse para que o conselho tenha mais respaldo e produtividade, trazendo ainda mais resultados para sociedade”, declarou.Fotos: Divulgação/SASDH-PMSPA
Um dos homenageados da noite, Valério Figueiredo foi presidente do CCS por diversos mandatos e falou sobre a importância do conselho. “O conselho é importantíssimo porque é o elo de comunicação entre as autoridades civis e militares com a população. Aqui, neste espaço democrático, se encontram e se discutem todas as demandas de São Pedro da Aldeia, não só de polícias civil e militar, mas, também, demandas como transporte, iluminação pública, saneamento básico, dentre outros. Tudo faz parte da segurança pública e aqui procuramos soluções. Esta é a nossa função, dando mais segurança a nossa população para que seja mais feliz”, disse.
A Sgt. Katrilin do 25º BPMERJ, da 2ª CIA de São Pedro da Aldeia, representou a Comandante Coronel Andreia e falou sobre a participação da população na segurança pública de São Pedro da Aldeia. “Segurança pública é feita com os órgãos da pasta, porém, a população também precisa participar ativamente. Este momento com o CCS, onde a população encontra os órgãos competentes, é fundamental para o planejamento e o bom desenvolvimento na segurança pública da nossa cidade”, afirmou.





