Segunda-feira, Abril 21, 2025
InícioRegião dos LagosSecretaria de Assistência Social participa de reunião ordinária do Conselho Comunitário de...

Secretaria de Assistência Social participa de reunião ordinária do Conselho Comunitário de Segurança

Foram levadas as demandas para o poder público local, para a Polícia Militar e para os assessores parlamentares sobre alterações na área de Segurança Pública do Estado, como aumento do efetivo de policiais para o 25º

Representantes da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos e da Secretaria de Segurança e Ordem Pública de São Pedro da Aldeia participaram da reunião ordinária do Conselho Comunitário de Segurança (CCS), no último dia 11. O encontro foi realizado no auditório da 48ª Subseção da OAB/RJ, no Centro.

Estiveram presentes o secretário de Segurança e Ordem Pública, Diego Alves, a coordenadora do Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM Daiana Borges), Luciana de Oliveira, a coordenadora da Patrulha Maria da Penha, GCM Rosana Andrade, o servidor da Assistência Social, Lívio Campos Lima, a assessora parlamentar da deputada estadual Marta Rocha, Daniela Mendes; o assessor do Deputado Estadual Márcio Gualberto, Carlos Eduardo Correa da Silva; o presidente da 48ª Subseção da OAB/RJ – São Pedro da Aldeia, Neemias Lima; representando o comando do 25º Batalhão de Polícia Militar do RJ, Sargento Katrilin, além de representantes da ONG Amigas da Mama, da Capitania dos Portos, do Rotary Clube e comerciantes do município.

A coordenadora do CEAM Daiana Borges, Luciana de Oliveira, ressaltou a importância de conhecer as demandas de segurança no município para melhor atender às mulheres vítimas de violência. “Foi extremamente relevante participar desta reunião, pois, aqui tive a oportunidade de conhecer as demandas sobre segurança no município e isso implica diretamente na questão do cuidado com a mulher. Somos uma rede, temos que estar conectados e amparados para darmos suporte a mulheres vítimas de violência e atendermos na delegacia e depois no CEAM, precisamos estar preparados para isso”, destacou.

Durante a reunião, foram levadas diversas demandas para o poder público local, para a Polícia Militar e para os assessores parlamentares sobre alterações na área de Segurança Pública do Estado, como aumento do efetivo de policiais para o 25º. Também foram entregues diversas moções de agradecimento aos membros do CCS e colaboradores.Fotos: Divulgação/SASDH-PMSPA

A coordenadora da Patrulha Maria da Penha, GCM Rosana Andrade, falou sobre a rede de apoio disponível na cidade. “Nós somos uma rede de apoio e esta reunião com os representantes do CCS e a sociedade civil, trás uma troca boa, pois conseguimos ouvir as demandas daquilo que é necessário para o nosso município e elaboramos estratégias para que sejam atendidas estas solicitações da população”, comentou.

A presidente do CCS, Michelli Correa Batista, falou sobre a importância do conselho para o município. “O Conselho de Segurança é importante, pois faz o estreitamento entre os poderes de polícia e a sociedade, lembrando que o CCS abrange tudo o que é relacionado a segurança pública, como iluminação pública, lixo descartado em locais inadequados e questões que envolvam a saúde da população”, comentou.

O anfitrião do evento, Dr. Neemias Lima falou sobre o papel da OAB de São Pedro da Aldeia colaborando com o Conselho Comunitário de Segurança. “A OAB/SPA sempre tem aberto as suas portas para os conselhos comunitários e, dentre eles, o de Segurança. Somos gratos em poder participar e reiterar essa disponibilidade para o Conselho de Segurança de São Pedro da Aldeia, especialmente em uma reunião como esta, que homenageia as pessoas que estiveram durante o mandato, colaborando com a segurança pública para a sociedade. É gratificante para nós vermos a produtividade do CCS ao longo do tempo. Agradeço também a homenagem que a OAB/SPA recebeu pelo fato de termos essa parceria e interesse para que o conselho tenha mais respaldo e produtividade, trazendo ainda mais resultados para sociedade”, declarou.Fotos: Divulgação/SASDH-PMSPA

Um dos homenageados da noite, Valério Figueiredo foi presidente do CCS por diversos mandatos e falou sobre a importância do conselho. “O conselho é importantíssimo porque é o elo de comunicação entre as autoridades civis e militares com a população. Aqui, neste espaço democrático, se encontram e se discutem todas as demandas de São Pedro da Aldeia, não só de polícias civil e militar, mas, também, demandas como transporte, iluminação pública, saneamento básico, dentre outros. Tudo faz parte da segurança pública e aqui procuramos soluções. Esta é a nossa função, dando mais segurança a nossa população para que seja mais feliz”, disse.

A Sgt. Katrilin do 25º BPMERJ, da 2ª CIA de São Pedro da Aldeia, representou a Comandante Coronel Andreia e falou sobre a participação da população na segurança pública de São Pedro da Aldeia. “Segurança pública é feita com os órgãos da pasta, porém, a população também precisa participar ativamente. Este momento com o CCS, onde a população encontra os órgãos competentes, é fundamental para o planejamento e o bom desenvolvimento na segurança pública da nossa cidade”, afirmou.

Fale Conosco