Cabo Frio lidera a posição

Os municípios da Região dos Lagos apresentaram um aumento de 12,5% na geração de empregos formais em outubro, em comparação com o mês anterior, segundo dados da Firjan, analisados pela plataforma Retratos Regionais. O município de Cabo Frio liderou as contratações, com a criação de 434 novas vagas, um número superior ao registrado em setembro (+399). Outros destaques foram Rio das Ostras (+240), Saquarema (+127) e Araruama (+114), que também apresentaram crescimento na oferta de trabalho.
A maior parte das vagas foi gerada nos setores de Serviços (+719) e Comércio (+242), impulsionados pela demanda do fim de ano. Esse movimento é típico do período e reflete um aumento nas contratações temporárias, que podem se converter em oportunidades permanentes.
Ricardo Guadagnin, presidente da Firjan Leste Fluminense, destacou a importância da qualificação profissional nesse momento. “A expectativa era essa. O fim de ano sempre impulsiona as contratações, e muitas vagas temporárias têm potencial de se tornar efetivas. Isso reforça a necessidade de uma mão de obra cada vez mais qualificada para o desenvolvimento das regiões”, afirmou.
No contexto do Leste Fluminense, Cabo Frio e Rio das Ostras figuraram entre os principais municípios, ocupando a 3ª e 4ª posições no ranking regional. Juntas, essas cidades contribuíram para o desempenho positivo da Região dos Lagos, que se destacou no comparativo com os demais 16 municípios da área.
No estado do Rio de Janeiro, o setor de Serviços foi o grande responsável pelo crescimento, com 6.183 novas vagas, especialmente nas áreas de Seleção, Agenciamento e Locação de Mão de Obra (+1.292). A proximidade do fim de ano tem levado muitas empresas a reforçar suas equipes com trabalhadores temporários, especialmente em setores como Comércio (+4.126), onde os hipermercados e o varejo de vestuário lideraram as contratações.
Apesar do bom desempenho em diversos setores, o setor industrial apresentou um crescimento mais modesto, com a criação de 1.348 vagas, sendo a indústria de Transformação (+977) a que mais contribuiu. Já a Construção Civil, que vinha mostrando bons resultados ao longo de 2024, registrou seu pior desempenho do ano, com apenas 8 novas vagas.
O setor agropecuário, como é comum nesta época, teve um saldo negativo de -926 vagas, refletindo um comportamento sazonal.
Com os resultados de outubro, o estado do Rio de Janeiro acumulou 149.074 novos empregos formais em 2024, superando em 5,9% o saldo registrado no mesmo período do ano passado (+140.799). O setor de Serviços lidera as contratações no ano, com 97.077 vagas criadas, seguido pela Indústria (+41.583) e pelo Comércio (+10.746). A Agropecuária foi o único setor a registrar um saldo negativo no acumulado de 2024 (-332 vagas).