Apresentação acontece neste sábado (30/11) e domingo (1º/12), às 17
O Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) receberá neste sábado (30/11) e domingo (1º/12), às 17h, o espetáculo “É o Boi que Vem Tangendo”, uma homenagem à riqueza da cultura popular brasileira. O espetáculo tem entrada livre e classificação indicativa para todas as idades.
Um mergulho na tradição popular “É o Boi que Vem Tangendo” traz o boi como protagonista, uma figura emblemática presente em diversas manifestações culturais pelo Brasil. O espetáculo destaca ainda personagens típicos de cortejos do interior do Rio de Janeiro, como a Mulinha, a Maria Grande e o Mineiro Pau. Este último, uma expressão cultural reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial do Rio de Janeiro em 2023, tem raízes nas lavouras de café trabalhadas por escravizados africanos.
Com canções originais, figurinos vibrantes e danças de bastões, o espetáculo envolve o público em uma viagem cultural. Inspirado no sincretismo brasileiro, a montagem também explora figuras como a rezadeira, a curandeira e a pajé, trazendo elementos das religiõesa fricanas, indígenas e católicas. Com todo o figurino confeccionado à mão, esse trabalho minucioso reflete o cuidado e o respeito às tradições populares, trazendo um charme especial para o espetáculo.
“É o Boi que Vem Tangendo” é um convite à valorização e preservação do folclore brasileiro, por meio da recriação de tradições como a Chegança e o Rito do Batizado, o projeto promove um resgate de manifestações culturais muitas vezes esquecidas. De forma lúdica e emocionante, o espetáculo convida o público a refletir e a se reconectar com as raízes culturais do Brasil.
O espetáculo tem direção geral de Dudu Gama, criação de Elda Storani, direção musical de Ronaldo Valentim, violino e coro com Eve Idrissi, zabumba, triângulo, agôgo e coro com Yure Silva, e elenco: Alex Bacelar, Ana Freitas, Angelah Dantas, Elda Storani, Rafael Pimentel e Rew Martins.