Sábado, Abril 27, 2024
InícioColunistasO PT E SEU FOGO AMIGO INSTITUCIONAL

O PT E SEU FOGO AMIGO INSTITUCIONAL

Todo mundo sabe que pautas sociais se tornaram o principal mote do Partido dos Trabalhadores, assim como as pautas identitárias, depois de ter abandonado as bases de planta de fábrica dos anos 1990/2000.

Educação, Cultura, Saúde, Direitos Humanos, são áreas sagradas para se manter pulsando a artéria do discurso petista. No entanto, alguns observadores ainda se assustam com o pouso suave do excremento chamado Nicolas Ferreira na presidência da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados como se ninguém soubesse que tudo foi resolvido e pacificado nos bastidores entre PT e PL. 

O PT ficou com a comissão da Saúde e o PL com educação sendo que inverteram a vice: onde o PT preside a vice é do PL e vice-versa. Por conta do orçamento nada secreto, a Saúde deverá ordenar cerca de mais de R$ 4 bilhões e a pasta da Educação, cerca de R$ 130 milhões em 2024. Mas isso já está pacificado, disse o líder da bancada petista: ” Fizemos várias ponderações após a indicação mas o PL não abre mão. Vamos pacificar. O PL fica com a vice da saúde e o PT com a vice da educação”. Disse o poeta José Guimarães PT-CE. Para quem não conhece, é o nobre edil da cueca do Tio Patinhas. 

Enquanto isso, corre nos grupos de WhatsApp links de abaixos assinados pedindo Fora Nicolas organizados pelas militâncias. Revolta na internet de setores ligados ao PSOL, PT, PDT, UP, PC do B, dentre outros, sem nenhuma chance de fortúnio. Mas isso não é nenhuma novidade né gente? Pelo amor de Deus! Ou vocês já esqueceram que o PT deu a Comissão de Direitos Humanos para Marcos Feliciano no Governo Dilma? Esqueceram dos homens de confiança do PT Ricardo Barros, Ciro Nogueira, Eduardo Cunha, Severino Cavalcante, Benedito de Lira, Michel Temer, e a lista é grande. Pois é. 

Contudo, não é de se espantar que mais políticos como Magdala Furtado se sintam tão à vontade de migrar do bolsonarismo mais fiel ao lulopetismo do dia pra noite sem nem tremer a cara. Não é um movimento inédito ou que cause surpresa a ninguém. Afinal, no cafezinho do Congresso, tudo é possível desde que se saiba negociar com o PT. 

A cortina de fumaça aqui no andar de baixo se dissipa facilmente ao sobrar da primeira brisa com apenas uma expressão: ” Companheiros e companheiras!” Afinal, a bênção de São Lule cura tudo, converte a “todes” e adestra até os mais exaltados dos militantes. 

Tomara que, dessa vez, a liderança do pré-candidato Rafael Peçanha se sobreponha aos interesses escusos e Cabo Frio supere essa tentativa de golpe institucional dentro de suas trincheiras. Alguém do PT precisa ter a coragem de dizer NÃO pro PT.

Por Mardônio Gomes,