Entre os destaques do terceiro ano de gestão estão a reinauguração do Teatro Municipal Dr. Átila Costa e mais de 600 artistas contemplados em novos editais
O ano de 2023 será encerrado com avanços significativos no setor cultural de São Pedro da Aldeia. Graças a iniciativas pioneiras da Secretaria Municipal de Cultura, os artistas, produtores e agentes culturais da cidade ganharam mais espaço e oportunidade de trabalho por meio de novos editais lançados, que contemplaram mais de 600 profissionais este ano, garantindo a democratização do acesso aos recursos públicos. O ano também foi marcado pela reinauguração do Teatro Municipal Dr. Átila Costa, maior teatro da Região dos Lagos, e pela ampliação do alcance dos equipamentos da pasta, com destaque para a Escola de Artes Municipal, que este ano atendeu mais de mil alunos.
A frente da pasta desde o início da gestão, o secretário municipal de Cultura, Thiago Marques, fez um balanço das ações. “Iniciamos 2023 com o desafio de ampliar nossas ações, projetos e equipamentos culturais e temos muito orgulho de anunciar que estamos encerrando o ano com resultados extremamente significativos. O lançamento de novos Chamamentos Públicos, entre eles os editais da Lei Paulo Gustavo, a abertura de mais de mil vagas na Escola de Artes e a consolidação dos trabalhos da Cia de Teatro, do Ballet Municipal e da nossa Orquestra foram alguns dos destaques desses últimos 12 meses. São projetos importantíssimos que têm proporcionado cada vez mais oportunidades de atuação para os talentos da nossa cidade. A reinauguração do Teatro Municipal também foi um marco no município e representou não só o esforço do governo Fábio do Pastel em entregar um espaço totalmente revitalizado e funcional, mas também o compromisso de uma gestão que inova, investe e acredita na arte como ferramenta de transformação social”, destacou o secretário.
Uma das primeiras ações realizadas em 2023 foi o lançamento do novo site da Secretaria Municipal de Cultura, um portal inédito que reúne informações, notícias, calendário de eventos e publicações oficiais da pasta. Com o novo portal, a área de cadastramento, chamada de “Mapeamento Cultural”, passou a funcionar em uma nova plataforma, mais dinâmica, rápida e de fácil acesso para os artistas e empreendedores culturais da cidade.
Em 2023, as Feiras Culturais Itinerantes continuaram levando arte e diversão para as praças da cidade, assim como os projetos “Música na Praça” e “Sal dá Jazz”, voltados ao fomento da arte da música e à formação de plateia. O Concerto Musical Gabriel Joaquim teve mais um ano de sucesso com a realização de mais 20 edições na Casa da Cultura, protagonizadas por cantores, instrumentistas e bandas locais.
A Casa da Flor, um dos patrimônios históricos culturais mais importantes da cidade, ganhou uma exposição documental na Casa da Cultura e um evento inédito em sua homenagem: o “Festival Casa da Flor”, em comemoração aos 100 anos de ornamentação do monumento pelo artista aldeense Gabriel Joaquim dos Santos. Outras ações inéditas promovidas pela pasta este ano foram a Gala de Ballet com Juliana Valadão, primeira bailarina do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, e o Encontro Literário Aldeense (E.L.A), que levou feira de livros, feira de artesanato, recitação de poesias, música ao vivo, teatro de fantoche e apresentações de dança e capoeira para a Praça Hermógenes Freire da Costa.
Outra importante conquista para o setor cultural foi a aprovação, por unanimidade, da nova lei do Sistema Municipal de Cultura. A votação foi acompanhada por dezenas de artistas aldeenses, que lotaram o plenário da Câmara Municipal. Com a sanção da lei nº 3.124/2023 pelo prefeito Fábio do Pastel, os artistas, pesquisadores, produtores e agentes culturais foram beneficiados com a instituição de importantes instrumentos de gestão, que ampliam as instâncias de articulação e pactuação social, bem como as ações de financiamento e de formação cultural na cidade.
A realização da 4ª Conferência Municipal de Cultura também foi destaque este ano. Distribuída em três dias, a programação foi marcada pela aprovação da primeira revisão do Plano Municipal de Cultura e pela eleição dos representantes da sociedade civil no Conselho Municipal de Política Cultural (CMPC). Com a posse dos novos conselheiros, o órgão foi oficialmente retomado este ano.
Os artistas da Companhia de Teatro Municipal, do Ballet Municipal e da Orquestra Sons da Aldeia também ganharam destaque em diversas apresentações na cidade, incluindo em espetáculos e concertos no Teatro Municipal, no Fest Verão e na programação natalina, dentre outros eventos da Prefeitura. Para dar continuidade ao trabalho do Ballet e da Orquestra, este ano foram promovidas novas audições para a seleção de alunos e, no caso da Orquestra, de professores de música.
Os artistas e agentes culturais aldeenses também tiveram protagonismo no talk show da Secretaria Municipal de Cultura, o “Cultura na Rede”, que este ano ganhou uma edição especial e inédita no Teatro Municipal Dr. Átila Costa, com plateia. O programa chegou à marca de 18º edições realizadas em 2023. As transmissões são realizadas ao vivo pela página oficial da Cultura no Facebook.
Incentivo ao artesanato
Em 2023, o trabalho dos artesãos e artesãs de São Pedro da Aldeia ganhou projeção e visibilidade graças às ações inéditas promovidas pela Secretaria de Cultura na Casa do Artesão. Desde maio, a pasta tem promovido o Baile de Dança de Salão, reunindo alunos da Escola de Artes Municipal, admiradores e adeptos da modalidade em noites de muita dança e diversão. Ao longo do ano, o espaço também recebeu sessões de música ao vivo e ensaios abertos da Orquestra Sons da Aldeia.
Celebrado em 19 de março, o Dia do Artesão também foi comemorado com um evento especial na Casa, recheado de música, dança e poesia com a participação dos artesãos expositores, artistas convidados e servidores da Cultura. Este ano, os artesãos e artesãs também celebraram a certificação no curso de capacitação em marketing e empreendedorismo do Programa de Fortalecimento do Artesanato Fluminense (PFAF), viabilizado por meio de uma parceria inédita entre a Secretaria Municipal de Cultura, a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa (SECEC-RJ) e a Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Em parceria com a Sala do Empreendedor, da Secretaria Municipal de Fazenda, as artesãs também puderam participar de rodas de conversa, além de receberem apoio e orientação para a participação na primeira Semana Municipal do Empreendedorismo Feminino.
Educação e cultura inclusiva
Visando oportunizar o acesso à arte para crianças e jovens com necessidades especiais, a Secretaria Municipal de Cultura descentralizou o atendimento da Escola de Artes Municipal, levando oficinas inclusivas de dança e de teatro para a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE). Em parceria com a Casa de Apoio Sementes do Amanhã, dezenas de crianças também puderam participar, gratuitamente, da oficina de teatro oferecida pela SEMUC.
Este ano, a escola também ganhou um novo nome: Escola de Artes Municipal Diretora Luiza Maria Leal Mendes – uma homenagem ao legado da educadora Luiza Maria Leal Mendes, que atuava na direção da unidade. As homenagens póstumas à servidora se estenderam também no tradicional Desfile Cívico Escolar, que anualmente marca as comemorações pelo aniversário da cidade, e nos eventos promovidos pela Escola este ano, com destaque para o Dia da Performance. Em 2023, sob a organização das oficinas de teatro, a Escola de Artes também promoveu a 1ª Mostra de Artes Cênicas, aberta ao público no Teatro Municipal.
Pela primeira vez desde a fundação da Escola, o encerramento do ano letivo de 2023 foi marcado pela montagem de um espetáculo único, que mobilizou mais de 500 alunos das oficinas de música, teatro, dança e desenho em três noites de apresentações no Teatro Municipal Dr. Átila Costa. Baseado na obra clássica de William Shakespeare, a peça “Sonho de Uma Noite de Verão” lotou o auditório do teatro aldeense.
Mais editais
Outro destaque do ano foi o lançamento dos Editais nºs 01 e 12, que abriram inscrições para a seleção e contratação de atrações artísticas para eventos promovidos pela Secretaria de Cultura, incluindo o Carnaval e o Natal deste ano. Os Chamamentos Públicos ofereceram oportunidade de atuação remunerada para centenas de artistas locais, entre dançarinos, atores, músicos, artesãos, escritores, animadores culturais, capoeiristas, representantes da cultura-afro, além de coletivos, grupos e bandas, em um movimento de valorização àqueles que sobrevivem da arte.
O Carnaval 2023, que pela primeira vez ficou sob a organização da Secretaria Municipal de Cultura, foi outro ponto alto do ano, oferecendo uma ampla programação cultural e artística. Graças a uma iniciativa pioneira da pasta, mais de 80 artistas locais ganharam destaque nas festividades carnavalescas, em apresentações no palco principal do Centro, nas praias e nos bairros da cidade.
Fotos: Raíra Morena e Thiago Ruivaco/Divulgação SEMUC PMSPA
Para garantir a chegada de recursos federais aos artistas da cidade, a Secretaria Municipal de Cultura também mobilizou esforços para a operacionalização da Lei Paulo Gustavo. A elaboração do Plano de Ação da Lei contou com a participação de representantes da sociedade civil, que puderam contribuir com propostas e sugestões durante as oitivas e na consulta pública virtual. Após a aprovação do plano junto ao Ministério da Cultura e a regulamentação da lei pelo prefeito Fábio do Pastel, os trabalhadores da Cultura aldeenses tiveram a oportunidade de se inscrever nos editais de seleção de projetos audiovisuais e de premiação cultural lançados pela SEMUC.
Fotos: Raíra Morena/Divulgação SEMUC PMSPA
Visando esclarecer dúvidas e auxiliar os artistas e agentes culturais nos procedimentos de inscrição nos editais e na Lei do ICMS, a SEMUC também promoveu uma série de oficinas, lives e atendimentos virtuais e presenciais, incluindo capacitações para montagem de portfólio e elaboração de projetos culturais.
Fotos: Raíra Morena/Divulgação SEMUC PMSPA
Fomento à atividades culturais
Ao longo do ano, a Casa da Cultura Gabriel Joaquim dos Santos, o Cine Estação e o Teatro Municipal abrigaram diversas atividades culturais de acesso gratuito para a população. Entre os eventos que contaram com o apoio da SEMUC estiveram o 1º Festival de Cinema de São Pedro da Aldeia – Filmes Ociosos, que contou com sessões gratuitas, as exibições públicas do curta-metragem “A nova voz de Lia” e da websérie “Aldeia Independente”, dirigidas, produzidas e estreladas por artistas aldeenses, o Miss Rio de Janeiro Beleza com Propósito 2023, e a 3ª Feira Literária de São Pedro da Aldeia (FLISPA), que reuniu autores e amantes da literatura na Casa da Cultura. Além das sessões de cinema, o Cine Estação também sediou a realização de oficinas gratuitas de bordado, ministradas pelas artesãs do projeto “Bordado Solidário”.
Fotos: Raíra Morena/Divulgação SEMUC PMSPA
Com o apoio da SEMUC, a Casa da Cultura sediou a exposição “São Pedro da Aldeia Morada da Aviação Naval”, da Marinha do Brasil, e a mostra “Resgatando a história aldeense através de imagens e notícias”, em homenagem aos 406 anos de fundação da cidade, que atraíram centenas de visitantes ao espaço. O 1º Festival Lagoa Literária, que premiou artistas aldeenses e da Região dos Lagos, rodas de dança cigana e o 1º Luau Literário da Academia de Letras de São Pedro da Aldeia foram outras iniciativas que receberam o apoio da gestão.
A valorização da cultura negra e das tradições culturais de raízes africanas também foi destaque este ano. Com o apoio da pasta, o município recebeu o 1º Baile Soul Black, que levou música, desfile de moda afro-brasileira, palestra, dança de rua, tambor vivo e batalha de rappers para o Centro da cidade. A Secretaria de Cultura também promoveu rodas de conversas alusivas ao Dia da Consciência Negra e ao Dia Nacional das Tradições das Raízes de Matrizes Africanas.
Fotos: Raíra Morena/Divulgação SEMUC PMSPA
Articulação cultural
Em 2023, a SEMUC também se destacou nas ações de articulação e intercâmbio cultural. O município ganhou representação na mesa diretora do Fórum de Cultura da Região dos Lagos (CULTLagos) e marcou presença em importantes eventos em âmbito nacional e estadual, entre eles o I Encontro Nacional de Gestores da Cultura e o Encontro de Gestores de Cultura do Estado do Rio de Janeiro.
Fotos: Divulgação
O secretário municipal de Cultura, Thiago Marques, e a diretora da pasta, Giselle Lima, também estiveram em Brasília-DF, onde cumpriram agenda no Ministério da Cultura e na Câmara dos Deputados com o objetivo de apresentar as demandas do município e estreitar laços junto aos poderes Executivo e Legislativo Federal. Na oportunidade, os gestores aldeenses se reuniram com o deputado federal Áureo Ribeiro, um dos autores da Lei Aldir Blanc.
Fotos: Divulgação
Encerrando o ano, a Secretaria Municipal de Cultura entregou mais um grande projeto de Natal na cidade: a tradicional Casa do Papai Noel, que segue aberta até o dia 12 de janeiro com dezenas de atrativos para a criançada, e a ornamentação do município. Mais de 100 artistas participaram das apresentações da programação natalina, que este ano ganhou personagens inéditos, o Grinch, a Mamãe Noel e o Papai Noel Saxofonista, que completaram as atrações.
Fotos: Thiago Ruivaco/Divulgação SEMUC PMSPA