O favorecido deve ser cadastrado na unidade da Estratégia de Saúde da Família
As Equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF) oferecem atendimento domiciliar para pacientes acamados que precisam de serviços específicos, mas não conseguem se deslocar até a unidade de saúde.
Nesta segunda-feira (18), duas pacientes foram atendidas em casa pela equipe da unidade de Monte Alto.
A dona Severina precisou de atendimento odontológico e teve todo o procedimento realizado pelo dentista dentro de casa. A solicitação foi feita através da agente de saúde que acompanha a paciente.
Já a dona Adegmar, paciente acamada que já recebe regularmente o atendimento no domicílio, recebeu o atendimento da equipe de enfermeiros de costume e da enfermeira Janete Rangel, coordenadora da Atenção Primária à Saúde.
Janete avaliou a relevância desse serviço: “Se de um lado é importante acompanhar nossos profissionais para avaliar aquilo que os cadastrados necessitam a fim de promover a equidade, por outro lado também precisamos ir até aqueles pacientes que têm necessidades específicas, que vão além do trabalho feito dentro das ESFs”, pontuou a coordenadora.
Para solicitar o serviço em domicílio é preciso ser cadastrado na unidade da Estratégia de Saúde da Família. Os pacientes são acompanhados por um agente comunitário de saúde, que avalia as necessidades de cada um, e comunica às equipes sobre cada situação.