Sábado, Maio 4, 2024
InícioColunistasO que é Sistema de Informação Geográfica

O que é Sistema de Informação Geográfica

Dando continuidade à nossa série sobre o mundo tecnológico, mais especificamente as Geotecnologias, vamos explicar as siglas SIG e GIS.

Um SIG – Sistema de Informação Geográfica também chamado de GIS (Geographic Information System), em inglês, é um sistema integrado composto por hardware, software, informação espacial, procedimentos computacionais (gestão, processamento, análise) e recursos humanos, que nos permite adquirir dados, armazenar, tratar, analisar, gerir e obter respostas e insights inteligentes e assertivos em uma representação espacial do mundo real.

Para se entender melhor o significado é necessário conhecer anteriormente alguns conceitos básicos, são eles:

Dado: elemento ou quantidade conhecida que serve de base para a resolução de um problema.

Informação: é um conjunto de dados relacionados a fim de transmitir um conhecimento.

Sistema: conjunto de componentes interligados para atingir um objetivo, segundo um plano.

Sistema de informações: é um sistema utilizado para prover informação qualquer que seja o uso feito dessa informação.

O SIG não se restringe a programas computacionais, mas inclui os dados, as metodologias para a utilização destes dados e a estrutura de equipamentos onde estarão suportados os dados e as pessoas que farão uso da tecnologia e da resposta que se pretende obter com as análises propostas.

Como Desenvolver um GIS – Parte 1 – ClickGeo: Cursos e Treinamentos em  Produção de Mapas e Geoprocessamento

Ou seja, para se obter resultados satisfatórios a nossas respostas, precisamos de algumas perguntas chaves e indispensáveis para o que chamamos agora de Análise Espacial, pois os Dados geográficos não existem sozinhos no espaço: tão importante quanto localizá-los é descobrir e representar as relações entre os diversos dados.

Processos de análise espacial típicos de SIG (adaptada de Maguire, 1991).

O que é geolocalização? Veja os usos nos aplicativos • Usemobile

E qual a importância de se utilizar um SIG?

Um SIG nos permite visualizar, entender, questionar, interpretar e visualizar dados geográficos através de mapas impressos, maquetes eletrônicas, dashboards ou em nossos smartphones e computadores. O uso de um SIG auxilia a visualização de relações, padrões e tendências também em globos, relatórios e gráficos, permitindo ao profissional extrair informações que à primeira vista poderiam passar despercebidas se exibidas apenas em tabelas de Excel por exemplo.

O que são os SIG? - Sistemas de Informação Geográfica

Exemplo de camadas de um SIG.

Os Sistemas de Informações Geográficas são plataformas essenciais a gestão de qualquer projeto que se relacione com a ocupação e gerenciamento do espaço geográfico. Além disso, a tecnologia SIG pode ser integrada em qualquer estrutura de sistemas de informação empresarial, sendo uma poderosa ferramenta associada à gestão tanto do poder público quanto privado.

Os dados utilizados em um SIG podem estar relacionados a fenômenos climáticos, humanos, sociais, econômicos, ambientais, entre outros. Desta forma, com um SIG é possível caracterizar determinada região em seus múltiplos aspectos e peculiaridades, possibilitando tomadas de decisões mais eficazes quanto ao planejamento e gerenciamento do espaço geográfico.

Por Ivan Rollas da Silva, Professor de Geografia e Pós Graduado em Geoprocessamento.