Sexta-feira, Março 29, 2024
InícioEstado do RioDecisão da justiça eleitoral mantém vereadores como réus em processo de candidaturas...

Decisão da justiça eleitoral mantém vereadores como réus em processo de candidaturas laranjas em Cabo Frio

CABO FRIO – Avança o processo de cassação de vereadores na Câmara Municipal de Cabo Frio  envolvidos na fraude de cota de gênero È o que decidiu a Justiça Eleitoral ao impugnar todos os pedidos das defesas dos mandatários que alegaram diversas questões prejudiciais de mérito (incidentes processuais que poderiam retirá-los da condição de réus).

Com a decisão da Juíza responsável pelo caso, o processo agora avança em direção a sentença que pode condenar os envolvidos na fraude de candidaturas laranjas nas eleições municipais de 2020. Com a condenação, vários vereadores eleitos no último pleito podem perder o mandato na Câmara Municipal de Cabo Frio. A ação judicial atinge seis vereadores, são eles: Carol Midori e Léo Mendes (DC), Vanderson Bento (PTB), Vinícius Corrêa (PP) e agora Ozéias de Tamoios e Davi Souza, ambos do (PDT).

Léo Mendes e Carol Midori

A decisão foi publicada no dia 09/04 na ação judicial deflagrada na justiça eleitoral pelo ex-candidato a vereador de Cabo Frio, Atila da Ótica (Avante), que é suplente no legislativo municipal de Cabo Frio. Processo (0600940-81.2020.6.19.0096).

Vinicius Correa e Vanderson Bento

Recentemente o Colegiado do TRE-RJ decidiu por unanimidade pelo reconhecimento da fraude de gênero nas eleições de Rio das Ostras no pleito de 2020 cometida.pelo diretório municipal do Cidadania em Rio das Ostras. A decisão cassou os diplomas dos vereadores Rodrigo Jorge Barros e Tiago Crisóstomo Barbosa e tornando-os inelegíveis por oito anos as duas candidatas “laranjas”, assim como as candidatas laranjas, Carmen Lúcia Correia Spinelli e Rita de Cássia Sodré dos Santos.