Sábado, Abril 19, 2025
InícioInternacionalReunião na Câmara Municipal debate valorização Profissional dos Conselheiros Tutelares

Reunião na Câmara Municipal debate valorização Profissional dos Conselheiros Tutelares

CABO FRIO – Uma reunião do colegiado de Conselheiros Tutelares de Cabo Frio na Câmara Municipal, nesta quarta-feira ( 25) discutiu políticas públicas voltadas para a infância no município, além da valorização profissional dos Conselheiros, hoje tão fragilizados para que possam ter salários dignos para o exercício das funções que demandam dedicação e ao mesmo tempo exposição ao risco pela natureza do trabalho.

A reunião coordenada pelo Vereador e Presidente da Comissão de Políticas Públicas, Douglas Felizardo (AVANTE) e pelo Vereador Adeir Novaes (REP), ambos ex-conselheiros tutelares, também contou com a participação da Promotora de Justiça da Infância e da Juventude, do Secretário de Governo Betinho Araujo,da Sra. Norma, representado o Gabinete da Vice-Prefeita, Magdala Furtado em Tamoios, além do vereador Léo Mendes (DC).

Na pauta, houve comprometimento dos Vereadores e do representante do Poder Executivo Municipal em buscar uma solução para valorização profissional dos Conselheiros Tutelares, com salários defasados e extremamente inferiores ao padrão de cidades da Região dos Lagos. Em Búzios, com uma população média de 35 mil habitantes, o salário de um Conselheiro é de R$ 5.270, ao passo que, em Cabo Frio com mais de 234 mil habitantes e com uma extensão territorial muito superior, o salário é de apenas R$ 2560,14.

Os Conselheiros Tutelares são os heróis anônimos que defendem os direitos e resgatam em situações de perigo, os pequenos cidadãos, garantindo a proteção da infância e da juventude prevista no Estatuto da Criança e do Adolescente.

Vereador Douglas Felizardo

O Vereador Douglas Felizardo é autor do Projeto de Lei, 0296/2021, sancionado pelo prefeito José Bonifácio (PDT) que Assegura o livre acesso dos Conselheiros Tutelares em estádios, bares dentre outros locais para fiscalizar se há crianças ou adolescentes em situação de risco na cidade de Cabo Frio.

Fale Conosco