Iniciativa da Secretaria de Meio Ambiente e Pesca deu início à busca ativa de estabelecimentos que ainda precisam se regularizar

A Secretaria de Meio Ambiente realizou a busca ativa de comércios que utilizam óleo de cozinha e conversou com responsáveis pela coleta e destinação do material | Fotos: Divulgação/PMSPA

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia deu início a mais uma ação de conscientização ambiental nesta segunda-feira (19/05). A Secretaria de Meio Ambiente e Pesca realizou a busca ativa de comércios que utilizam óleo de cozinha e conversou com responsáveis pela coleta e destinação do material. A iniciativa integra o Projeto Lagoa Sem Óleo, que visa alcançar todos os estabelecimentos do município que trabalham com óleo de cozinha, ampliando a coleta e impedindo o despejo irregular na rede de drenagem.
Além de estar em dia com o município, as empresas que aderirem ao projeto, mantendo a coleta de óleo usado de cozinha de forma regular, com os devidos manifestos, também vão contar com o Selo Verde. A identidade visual é mais uma garantia aos consumidores de que o comércio participa ativamente das ações de proteção à Lagoa de Araruama.
O secretário de Meio Ambiente e Pesca, Mario Flavio Moreira, destaca que a ação também influencia na pontuação do ICMS Ecológico, o que impacta na arrecadação do município, além de ser fundamental para a preservação ambiental. “É de suma relevância para toda a região e para a Lagoa de Araruama que se faça a coleta do óleo de cozinha usado. Se esse material cair na rede de esgoto, causa um grande problema ambiental, além de prejudicar o funcionamento da estação de tratamento de água e esgoto. Quanto mais a gente conseguir reciclar esse óleo por meio de empresas credenciadas, mais o município ganha. Incentivamos os munícipes e estabelecimentos comerciais de São Pedro da Aldeia a realizarem o descarte correto do óleo de cozinha e a não jogar o material na rede hidráulica. Com a parceria com empresas credenciadas, a cidade pontua, ainda, no ICMS Verde, trazendo investimentos para a população aldeense”, explicou.
O estoquista e responsável pela destinação do óleo de cozinha usado em um restaurante do Centro da cidade, Milton Gonçalves, apontou que o estabelecimento já faz a coleta, preocupando-se, ainda, em separar os resíduos e gordura do óleo de cozinha. Já a gerente de uma pizzaria rodízio da cidade, destacou que está levando a conscientização para dentro de casa também. “Já temos parceria com uma instituição credenciada para a coleta do óleo de cozinha, pois nos preocupamos em não agredir o meio ambiente, visando que todos vão chegar a essa mesma conscientização e cuidado com a natureza. Estamos buscando cada vez mais incluir nossas casas nesse pensamento de descarte correto também”, relatou Daniele.
Os estabelecimentos interessados podem entrar em contato diretamente com a Secretaria de Meio Ambiente e Pesca por meio do e-mail meio.ambiente@pmspa.rj.gov.br, ou por mensagens de texto para o número de Whatsapp (22) 996157755. As visitas presenciais para busca ativa também continuam e vão seguir por todos os bairros do município.
Confira os pontos de coleta de óleo de cozinha usado instalados em São Pedro da Aldeia:
- Sede da Secretaria de Meio Ambiente e Pesca, localizada no bairro Nova São Pedro (Rua 07, lote 12, quadra 08, loteamento Jardins de São Pedro);
- Sede da Subsecretaria de Pesca, localizado na Rua José Costa, nº 1031, na Ponta da Areia;
- Sede da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Trabalho, localizada no bairro Balneário São Pedro, na Rodovia Amaral Peixoto, km 107, (próximo à UPA de São Pedro da Aldeia).