Segunda-feira, Maio 19, 2025
InícioRegião dos LagosCicloturismo é destaque em São Pedro da Aldeia com o circuito “Caminhos...

Cicloturismo é destaque em São Pedro da Aldeia com o circuito “Caminhos do Sal”

Em meio à programação especial pelos 408 anos de São Pedro da Aldeia, o município foi ponto de partida e chegada do circuito de cicloturismo “Caminhos do Sal”. A iniciativa foi promovida pelo Cicloturismo Costa do Sol em parceria com a Secretaria Municipal de Turismo e a Associação Aldeense de Ciclismo. A iniciativa teve como ponto de largada o Museu Regional do Sal Manoel Maria de Mattos, na sexta-feira (16/05), e percorreu os seis municípios que circundam a Laguna de Araruama. Os ciclistas retornaram no domingo (18/05) para a linha de chegada, também no Museu do Sal. 

O secretário de Turismo e Eventos, Rodolfo Jotha, falou sobre a iniciativa. “Foi uma programação incrível em comemoração ao aniversário da nossa cidade. A proposta do cicloturismo é unir a prática esportiva, a paixão pelo esporte e a exploração do turismo. Tivemos uma excelente aprovação dos participantes, que puderam conhecer mais sobre a nossa história e sobre a cultura salineira da Região dos Lagos. Gostaria de agradecer ao Cicloturismo Costa do Sul e à Associação Aldeense de Ciclismo pela parceria”, disse.

Fotos: Renan Freitas

O percurso, de aproximadamente 140km, também passou por Cabo Frio, Arraial do Cabo, Saquarema, Araruama e Iguaba Grande. O cicloturismo Caminhos do Sal ofereceu uma experiência multissensorial ao participante. A iniciativa abordou a cultura salineira na Região dos Lagos, com início no século XIX, ao passo que envolveu o ecoturismo e a gastronomia local, muito centrada nos frutos da Laguna de Araruama. 

O diretor do Museu Regional do Sal, Alexandre Martins, participou de todo o percurso e destacou a importância da ação para o turismo aldeense. “O Circuito de Cicloturismo Caminhos do Sal, agora lançado, tem todo o potencial para se tornar um valiosíssimo produto turístico da nossa região. Ao unir a atividade do ciclismo com a história regional, com destaque para a memória salineira, nossa cultura e a rica gastronomia que oferecemos, esse circuito mostra, de maneira imersiva e muito mais completa, a nossa Lagoa de Araruama colabora com os empreendedores do trade turístico, principalmente os pequenos e médios, e mostra para os visitantes que nossa riqueza é muito mais do que um dia de praia. E no centro disso tudo está o nosso querido Museu Regional do Sal, hoje um ponto incontornável do turismo e da cultura da nossa Região dos Lagos”, comentou.

Fotos: Renan Freitas

O presidente da Associação Aldeense de Ciclismo, Marcelo Neves, destacou a parceria com a Prefeitura para a realização do evento. “O Cicloturismo do Caminhos do Sal  quis prestigiar as cidades e o que elas têm para oferecer. Ou seja, foi uma viagem cultural e gastronômica, onde, em cada parada, esses turistas puderam conhecer um pouco da cultura e da gastronomia local. A parceria com a Prefeitura foi muito importante para o desenvolvimento do projeto, além da estrutura oferecida”, finalizou. 

A gastronomia da região reflete a forte influência da pesca, com especial destaque para a tainha, o quibe de peixe e o camarão-rosa. Esses ingredientes são utilizados em diversas receitas, que vão desde preparações grelhadas até saborosos ensopados. Além dos frutos provenientes da laguna e do oceano, a culinária local valoriza produtos frescos e típicos da região, como ervas aromáticas e hortaliças cultivadas nas redondezas.

Fotos: Renan Freitas

O Cicloturismo Caminhos do Sal também contou com a participação de visitantes internacionais. A dupla Maria Carricart e Stella Bordín, da Argentina, finalizaram o percurso no Museu Regional do Sal e ressaltaram a qualidade da experiência ao longo dos três dias. “Eu achei maravilhoso, gostamos muito da experiência, das paisagens e da gente, muito acolhedora. Foi muito bom o passeio e o trajeto, maravilhoso, lindo, paisagens lindas, comida gostosíssima, tudo ótimo”, disse Maria.

Fotos: Renan Freitas

“Foi muito bom, excelente, uma boa iniciativa, porque vejo que tudo é novo também em termos de turismo, pareceu-me muito bom, e os lugares muito agradáveis, as pessoas muito simpáticas, o grupo em que estávamos era muito simpático, o historiador foi muito útil para nós, para aprendermos a história, então foi tudo excelente”, ressaltou Stella. 

Fale Conosco