Visita teve o objetivo de realizar um reconhecimento e diagnóstico para ações de turismo, educação ambiental e melhorias no local

Os secretários cabo-frienses de Turismo, Davi Barcelos, e de Meio Ambiente, Saneamento e Clima, Jailton Nogueira, estiveram nesta quarta-feira (07) no Parque Natural Municipal do Mico-Leão-Dourado, em Tamoios, para uma visita técnica e de reconhecimento do local.
A vistoria teve como objetivo diagnosticar pontos potenciais para ampliar a divulgação dos atrativos ambientais e turísticos do parque, visando à promoção de atividades de educação ambiental, turismo histórico-rural e iniciativas sustentáveis abertas ao público. Em breve, o projeto oficial de aulas-passeio para a rede municipal de ensino será apresentado nas escolas, para direções, responsáveis e alunos.
“Fazer esse diagnóstico e reconhecimento do espaço do Parque é vislumbrar atividades que podemos implementar, reforçando ainda mais as demais potencialidades turísticas de Cabo Frio. Somos uma cidade de sol e praia, mas não apenas isso. Nosso objetivo é apresentar e ofertar iniciativas sustentáveis e educacionais no Parque, que, além de ter uma imensa beleza, possui um potencial turístico enorme. Junto com as secretarias de Meio Ambiente e de Educação, vamos trabalhar para receber grupos da nossa rede municipal, capacitar nossos guias de turismo e fazer do Parque Natural Municipal do Mico-Leão-Dourado um local de preservação e turismo consciente”, disse Davi Barcelos, secretário de Turismo.
O secretário de Meio Ambiente, Jailton Nogueira, destacou a vasta possibilidade de iniciativas que o Parque pode receber:
“Estivemos juntos para alinhar a viabilidade turística de trazermos para o Parque atividades de um turismo de qualidade, por meio de visitas guiadas e trilhas. Atuaremos ainda no preparo do espaço para futuros eventos, com limpeza, estrutura e sinalização. A preservação do Parque representa uma segurança ambiental para Tamoios e para toda a região. É uma garantia de qualidade de vida e também de ordenamento territorial, porque, juntos, combatemos as invasões”, disse.
O Parque Natural Municipal do Mico-Leão-Dourado foi oficialmente criado pelo Decreto Municipal nº 2.401, de 27 de março de 1997. Com fauna e flora significativas para o município, o objetivo do local é preservar e defender uma das últimas áreas com remanescentes florestais da Mata Atlântica. O Parque cabo-friense está localizado na Estrada do Mico-Leão-Dourado, s/n, Centro Hípico, em Tamoios.