Projeto é parceria entre as secretarias de Meio Ambiente e de Agricultura e Pesca
A Prefeitura de Cabo Frio pretende implantar uma área destinada à compostagem de resíduos verdes no município. A iniciativa é fruto de uma parceria entre as secretarias de Meio Ambiente, Saneamento e Clima e de Agricultura e Pesca, e tem como objetivo transformar restos de podas e material vegetal em adubo, promovendo a sustentabilidade e reduzindo o volume de resíduos enviados ao aterro sanitário.
Nesta quarta-feira (30), os secretários Jailton Nogueira e Wellington Escafura fizeram uma visita técnica à Fazenda Campos Novos, em Tamoios, onde deverá ser implementado o projeto. A área será equipada com picotadores — que estão sendo adquiridos por meio de licitação — para triturar os resíduos provenientes das podas urbanas dos primeiro e segundo distritos.
Todo o material será processado no local e transformado em composto orgânico. Esse adubo será destinado aos produtores rurais do município e utilizado também nos projetos de paisagismo urbano, otimizando o uso de recursos naturais e promovendo economia para os cofres públicos.
“A compostagem representa uma alternativa sustentável, que contribui com a agricultura local e o meio ambiente. Além de evitar o descarte de resíduos no aterro, o projeto reforça a responsabilidade ambiental da gestão municipal”, destacou o secretário de Meio Ambiente, Jailton Nogueira.
Ainda segundo o secretário, a iniciativa também contará com parcerias com escolas municipais e com as unidades de Estratégia Saúde da Família (ESF), que poderão utilizar o composto na manutenção de canteiros e hortas.
Para o secretário de Agricultura e Pesca, Wellington Escafura, o projeto fortalece o setor agrícola da cidade. “Esse adubo vai voltar para a terra, beneficiando quem planta, produz e gera renda em Cabo Frio. É uma forma inteligente de reaproveitar um resíduo que antes era descartado e que agora pode impulsionar a agricultura local e os projetos paisagísticos do município”, afirmou.