Sábado, Maio 3, 2025
InícioRegião dos LagosTreinamento na Região dos Lagos prepara agentes para proteger um dos litorais...

Treinamento na Região dos Lagos prepara agentes para proteger um dos litorais mais sensíveis do Brasil

Lá fora, o azul intenso do mar convida ao mergulho. Aqui dentro, no auditório do Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira (IEAPM), em Arraial do Cabo, o mergulho é técnico e urgente: trata-se da preservação dos oceanos e costões, com foco no combate ao derramamento de óleo.

Cerca de 75 profissionais de diferentes órgãos ambientais se reuniram nesta quarta-feira (30) para entender, mapear e se preparar para agir com rapidez e precisão diante de um possível vazamento no mar.

Conduzido por instrutores do Centro de Gerência de Riscos Ambientais do INEA, o curso apresentou mapas, dados e análises sobre a complexidade do litoral fluminense. Entre os temas abordados, destacou-se o uso dos Índices de Sensibilidade do Litoral ao Derramamento de Óleo, que consideram geografia, tipo de sedimentos, presença de manguezais, rotas de aves migratórias, áreas de desova e comunidades tradicionais.

O treinamento também relembrou o episódio de 2019, quando manchas de petróleo cru atingiram diversas praias do Nordeste e chegaram ao Sudeste, afetando inclusive Arraial do Cabo. Na ocasião, praias precisaram ser interditadas e equipes de voluntários, instituições ambientais e órgãos públicos se uniram para remover o óleo e minimizar os danos. A falta de informações claras sobre a origem do petróleo evidenciou a importância da preparação antecipada.

Além disso, os participantes aprenderam sobre técnicas de avaliação e limpeza de zonas costeiras (CAT), fundamentais para a eficácia de uma resposta emergencial. A parte prática foi feita pela Ocean Pact, na Praia dos Anjos.

Estiveram presentes guardas ambientais, guarda-parques das Unidades de Conservação do INEA, agentes da Defesa Civil, do IBAMA, da guarda marítima e ambiental de Cabo Frio, integrantes do Grupamento Operacional Ambiental e Marítimo de Arraial do Cabo, Grupamento Operacional Ambiental e Marítimo Distrital e representantes da Secretaria do Ambiente de Cabo Frio.

O evento foi organizado pelo INEA, Secretaria do Ambiente e Saneamento de Arraial do Cabo e pelo Instituto IEAPM. É importante destacar que se trata de uma capacitação preventiva e não de uma operação em andamento. O objetivo é garantir que, diante de uma emergência, a resposta seja rápida, articulada e eficiente.

Fale Conosco