Palestras serão realizadas no dia 25 de abril e acontecem em locais e horários distintos

Pessoas acometidas pela Diabetes costumam ter que redobrar a atenção com os pés que, devido à perda da sensibilidade na região, tornam-se suscetíveis a machucados, infecções e, em casos extremos, a amputações. Pensando nesses cuidados, o Núcleo de Tratamento de Feridas do município promoverá, no próximo dia 25 de abril, duas oficinas sobre o tema: “A importância do uso adequado dos calçados em pacientes diabéticos”.
As oficinas são gratuitas e ocorrem em locais e horários diferentes: das 9h às 11h, no Hospital Municipal São José Operário para pacientes diabéticos em geral; e das 14h às 16h, no Auditório da Universidade Estácio de Sá, para médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, técnicos e auxiliares de enfermagem e estudantes da área de saúde.
O palestrante é o especialista em confecção de órteses e próteses ortopédicas e membro da Associação Brasileira de Ortopedia Técnica (ABOTEC), Manoel Luiz da Silva Cunha, que possui mais de 40 de experiência na área. Para a palestra voltada aos pacientes, não é necessário fazer inscrição. Contudo, os profissionais e estudantes que desejam participar do evento devem se inscrever o quanto antes, pois as vagas são limitadas. A inscrição é feita pelo link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfBEGYSLHj_AFWECLjuVSPANKHtzSVhxDpTeDkTdlOCmAMFvw/viewform?usp=header.
Núcleo de Feridas realiza cerca de 800 curativos por mês
Inaugurado em 2019, o Núcleo de Tratamento de Feridas, que funciona no Hospital Municipal São José Operário, vem se especializando em um atendimento cada vez mais humanizado e com olhar holístico sobre o paciente portador de feridas e em risco de desenvolver problemas graves.
O atendimento é feito com um corpo clínico diversificado que inclui clínico geral, cirurgião vascular, nutricionista, assistente social, podólogo e enfermeiros que realizam desde curativos simples e retirada de pontos a lesões de difícil cicatrização como úlceras venosas, lesões por câncer e queimaduras.
O Núcleo realiza uma média de 800 curativos por mês, sendo a maioria devido a complicações da Diabetes e úlceras venosas. O serviço é aberto a qualquer pessoa que necessite de curativos, não sendo necessário encaminhamento médico. Para ser atendido, basta ser morador de Cabo Frio e apresentar Cartão do SUS e documentos pessoais com foto.
“Nosso objetivo é garantir a segurança do paciente e os cuidados necessários para que a cicatrização se estenda para a sua casa. Por isso, ofertamos saúde e bem-estar aos atendidos e assistência qualificada com orientações sobre os cuidados com a pele e as lesões”, afirmou a Coordenadora do Núcleo, Lucélia Torres.
O Hospital Municipal São José Operário está localizado à Rua Governador Valadares, nº 22, bairro São Cristóvão. O núcleo funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, e nos finais de semana e feriados, das 8h às 11h.