Com o objetivo de promover a conscientização sobre o autismo, foi realizado um evento nesta segunda-feira (14), que reuniu diretores, supervisores e professores aee’s das unidades escolares. A iniciativa buscou ampliar o diálogo sobre práticas inclusivas e garantir cada vez mais espaço e visibilidade para as pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Um dos momentos mais emocionantes do evento foi a apresentação musical do jovem Daniel da Motta, que é autista. Ele encantou a todos com o talento e carisma único.
A noite também contou com uma roda de conversa, com a presença da Secretária Adjunta da Educação, Ingrid Silveira, Simone Tanikawa, diretora de inclusão, da fisioterapeuta, Annie Santos e da psicóloga Alice Mesquita, atuante na Casa do Autista. Estiveram também presentes a Priscila Martins, componente da equipe de inclusão e a intérprete de Língua de Sinais, Tatiana Mara,do IFRJ. Juntas, elas compartilharam experiências, abordaram os desafios enfrentados pelas famílias, escolas e educadores. Elas reforçaram a importância de políticas públicas voltadas à inclusão educacional e da necessidade de conscientizar a população de que a inclusão não é um espaço físico, mas sim atitudes.
“O nosso objetivo com esse evento é afirmar o compromisso da rede municipal de ensino com uma educação mais humana, empática e acessível a todos. Estamos muito felizes com tudo que viemos construindo. Formações como a de hoje ajudarão o município a avançar cada vez mais na construção de uma unidade escolar mais inclusiva”, afirma a diretora de Inclusão Simone Tanikawa.




