Ações visam melhorar o atendimento aos pacientes com diabetes tipo 1, tipo 2 e gestacional
A Secretaria de Saúde de Cabo Frio deu um passo importante no cuidado aos pacientes diabéticos com o início da reestruturação do programa municipal, que tem como objetivo oferecer melhores condições de vida a esse público. O tema foi debatido em uma reunião realizada, na última semana, na sede da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) no município.
Estiveram presentes à reunião a secretária de Saúde, Beatriz Trindade; o secretário adjunto de Média e Alta Complexidade, Dr. Illo Rangel; o subsecretário de Saúde de Tamoios, Augusto Azevedo; a coordenadora do Programa Municipal de Diabetes, Kellyn Vickey; a coordenadora-geral da Farmácia de Cabo Frio, Érica Freitas; e demais membros da comissão de organização do programa.
Um dos principais objetivos da reformulação das ações é alcançar os quase três mil pacientes diabéticos que vivem atualmente em Cabo Frio, de acordo com levantamento da Secretaria de Saúde. Devido ao cadastramento irregular vigente, apenas metade desse público consegue se beneficiar do serviço de distribuição de insumos e medicamentos, além de um atendimento multidisciplinar necessário para o controle da doença.
“Nosso primeiro passo será refazer o recadastramento desses pacientes que hoje são atendidos em Cabo Frio, colocá-los em uma plataforma informatizada para que possamos regularizar os serviços médicos e a liberação das lancetas de glicemia, tirinhas e os glicosímetros com controle e de forma contínua”, explicou a coordenadora do programa, Kellyn Vickey.
A meta é descentralizar o atendimento – feito, atualmente, apenas no Centro de Atendimento ao Diabético e Hipertenso (CADHI) – com a distribuição dos insumos em três polos, para facilitar o acesso e o tratamento dos pacientes. Com a remodelação do serviço, a distribuição será feita na Farmácia Básica, no Centro de Cabo Frio; no Hospital do Jardim Esperança; e na farmácia do Centro de Especialidades e Apoio Diagnóstico (CEAD), em Tamoios.
Outra mudança será a oferta de um atendimento multidisciplinar, com apoio de psicólogos, enfermeiros, nutricionistas e endocrinologistas, para que o paciente tenha um acompanhamento mais abrangente e eficaz.
“Além do cadastro dos pacientes, estamos unificando o diálogo entre o corpo médico para que possamos oferecer um atendimento integral, alinhando os cuidados da alta complexidade às demandas da atenção básica, que é onde recebemos esses pacientes”, afirmou a secretária de Saúde, Beatriz Trindade.