A Prefeitura de Maricá, por meio da Secretaria de Assistência Social e Cidadania, promoveu mais um final feliz na Casa Abrigo Itaipuaçu esta semana. A assistida Bianca Oliveira de Lima, de 24 anos, retomou seu caminho de trabalho e convívio social na cidade vizinha, Niterói, onde encontrou novos amigos e um companheiro com o qual passou a dividir o aluguel de um imóvel. Nascida e criada em Maricá, a jovem teve acesso à educação formal no município e chegou a se formar em técnica de enfermagem. No entanto, conflitos familiares – para ela incontornáveis, naquele momento – a fizeram sair de perto dos pais e acabar morando nas ruas.
Bianca chegou ao abrigo em janeiro, encaminhada pelo Centro Pop. Com a ajuda de toda a equipe dos serviços oferecidos pela Secretaria de Assistência Social e Cidadania, conseguiu se reerguer e até se conectar com a família novamente, mas não a ponto de conviver sob o mesmo teto. “Houve, porém, um significativo fortalecimento dos vínculos e Bianca voltou a falar com eles e visitá-los”, ressaltou Monique Barreto, coordenadora da casa.
Ela conta como Bianca foi ganhando confiança e autonomia, fazendo doces para vender e estabelecendo relações comunitárias com pessoas da outra cidade. “Às vezes, ela ficava fora do abrigo alguns dias e esse desligamento foi acontecendo no tempo devido. A gente acompanhava, claro, para entender se era de fato algo concreto e não só no plano das ideias”, explica a coordenadora. “Além do mais – continua – Bianca é uma pessoa querida, cheia de sonhos e com uma grande determinação para alcançar seus objetivos”, elogia. “E se tornou uma amiga da equipe”, concluiu.
Monique faz questão de ressaltar ainda que todos os encaminhamentos necessários foram realizados, assegurando assim que a jovem continue a ter acesso às políticas públicas no município adjacente e o suporte adequado para garantir sua autonomia, segurança e cidadania.
