Segunda-feira, Fevereiro 24, 2025
InícioRadar PolíticoCabo Frio registra queda na arrecadação própria em Janeiro de 2025 e...

Cabo Frio registra queda na arrecadação própria em Janeiro de 2025 e Secretário de Fazenda entra no Radar

O município de Cabo Frio apresentou uma queda drástica na arrecadação própria no mês de janeiro de 2025, quando comparado ao mesmo período no ano passado. Dados obtidos com exclusividade pelo Portal Cabo Frio em Foco mostram que a maior parte das receitas municipais apresentou uma redução significativa, especialmente no IPTU, ITBI, ISS e nas taxas recebidas pela Secretaria Municipal de Fazenda, atualmente sob a gestão de Kleber Ferreira.

Comparativo da Arrecadação

Receita2024 (R$)2025 (R$)Variação (%)
IPTU34.214.545,8927.641.767,74-23,78%
ITBI1.508.147,261.307.709,80-15,37%
ISS6.197.665,386.150.649,66-0,76%
TAXAS992.927,89773.154,30-28,33%

Os dados preliminares obtidos com exclusividade pelo Portal Cabo Frio em Foco, apontam que a arrecadação de IPTU teve uma queda de 23,78%, enquanto o ITBI caiu 15,37%, e as taxas sofreram a maior redução, com uma diminuição de 28,33%. O ISS teve uma ligeira queda de 0,76%.

Secretário de Fazenda Kleber Ferreira entra no Radar

A gestão do atual secretário municipal de Fazenda, Kleber Ferreira, após quase dois meses no cargo, começa a ser questionada pelos resultados. Segundo uma fonte do Portal Cabo Frio em Foco, a queda das receitas do município se deve à falta de gestão do atual titular da pasta e de parte da sua equipe, composta por pessoas de fora da cidade, que não conhecem a dinâmica e as rotinas da Secretaria. A ausência de um método de trabalho eficiente e a falta de técnicos em postos estratégicos também são apontadas como fatores que influenciaram na queda da arrecadação.

Outro problema relatado por integrantes do CRECI é o atraso no envio das guias de ITBI aos contribuintes, o que impacta diretamente a arrecadação desse tributo e tem um efeito negativo nas transações imobiliárias. Além disso, a redução das taxas recolhidas pelo município reflete a queda na arrecadação com taxas de ônibus de turismo e taxas de obras, fatores que devem ser analisados com cautela.”

Possíveis motivos para a queda:

No caso do IPTU, um dos motivos para a redução na arrecadação pode ser a opção dos contribuintes por parcelar o tributo, em vez de pagar em cota única. Isso pode resultar em um fluxo de receita diluído ao longo do ano, em vez de concentrado no primeiro trimestre.

Já o ISS arrecadado em janeiro de 2025 reflete as atividades econômicas tributadas em dezembro de 2024. Assim, a leve redução na arrecadação desse imposto pode estar associada ao desempenho econômico do período festivo.

Questionado pela redação do Portal Cabo Frio em Foco sobre os fatos e dados, o secretário Kleber Ferreira não se manifestou, assim como tem se mantido inerte ante os questionamentos feitos pelo Portal e demais veículos de imprensa, contrariando a filosofia de transparência pregada pela nova gestão.

Diante desse cenário, a administração municipal, sob o comando do prefeito Dr. Serginho, precisará adotar estratégias para reverter essa tendência negativa e garantir o equilíbrio das finanças do município ao longo do ano. Aliás, circula nos bastidores da Fazenda, a informação de que uma nova anistia poderá ser adotada como método para recuperar ativos e reforçar o caixa. Além disso, a atuação de Kleber Ferreira entra no radar. Será?

Fale Conosco