A Prefeitura de Cabo Frio efetuou no último dia 3 de fevereiro o pagamento do complemento do Piso da Enfermagem aos profissionais da Irmandade Santa Isabel. O valor repassado foi de R$ 384.235,13, garantindo assim a adequação dos vencimentos dos trabalhadores da unidade de saúde ao piso nacional da categoria referente ao mês de dezembro de 2024, já que a a gestão da ex-prefeita Magdala Furtado deixou pago o repasse até novembro.
O recurso foi destinado ao hospital a partir do repasse feito pelo Ministério da Saúde, permitindo que a unidade colocasse em dia a diferença que complementa a folha salarial dos profissionais de enfermagem em atendimento a Lei nº 14.434/2022. O pagamento encerra um impasse que gerou polêmica na mídia local e levantou questionamentos sobre a transparência da Irmandade Santa Isabel, instituição ligada a figuras políticas de Cabo Frio.
Um levantamento preliminar realizado pelo portal Cabo Frio em Foco revelou que o Hospital Santa Isabel recebeu um total de R$ 4.504.531,95 para o pagamento do complemento do piso salarial da enfermagem da unidade referentes ao período de janeiro a dezembro de 2024. No entanto, questionada sobre a destinação do montante e a quantidade de enfermeiros beneficiados e contratados pela instituição, a administração do hospital não se manifestou.

A negativa do hospital em fornecer os dados, levanta preocupações quanto à transparência na utilização dos recursos públicos, uma vez que a unidade hospitalar, sendo destinatária de verbas federais, está submetida às leis de prestação de contas e acesso à informação. Diante da recusa, o caso pode levar a novos desdobramentos, com possíveis investigações por parte dos órgãos fiscalizadores.
A situação segue acompanhada por entidades da categoria, que reivindicam maior clareza na distribuição dos valores e garantias de que todos os profissionais tenham seus direitos assegurados.