Domingo, Abril 20, 2025
InícioRegião dos LagosBairro Nova Malvinas recebe mutirão de combate ao Aedes

Bairro Nova Malvinas recebe mutirão de combate ao Aedes

Foram realizadas vistorias em residências para verificação de possíveis criadouros do mosquito transmissor

Mais um mutirão de combate ao Aedes aegypti foi realizado nesta terça-feira (14). Equipes da Secretaria de Saúde de Macaé, por meio da Gerência de Vigilância Ambiental, visitaram o bairro Nova Malvinas, com vistoria em residências para verificação de possíveis criadouros do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya.

Durante as inspeções, os agentes verificaram nas casas diversos depósitos para armazenamento de água. A orientação é para que os moradores mantenham os tonéis e caixas d ‘água sempre fechados e a lavagem deve ser semanal. Foram reforçadas outras informações e dicas aos moradores sobre os cuidados que devem ser adotados, já que a melhor forma de prevenir as doenças transmitidas pelo mosquito é impedir a sua reprodução.

Além das visitas domiciliares, a Secretaria de Saúde tem adotado estratégias de combate às arboviroses, como ações educativas nas escolas, eventos e locais com grande público.

O mutirão de combate ao Aedes segue nesta quarta-feira (15), em Barra do Sana, na região serrana de Macaé, e na quinta (16), no bairro Imbetiba, com visitas às residências e estabelecimentos. O objetivo é detectar e aplicar larvicida para erradicar focos do Aedes aegypti.

Cuidados – Depois da chuva, é recomendado fazer a vistoria no quintal e na casa para eliminar a água acumulada sobre lajes, calhas, tanques, pratinhos de vasos de planta. Baldes, potes, bacias e outros recipientes que guardam a água de beber e para outros usos domésticos, assim como a caixa d’água, devem ser mantidos limpos e fechados para evitar o risco de proliferação do mosquito.

Para solicitações e denúncias, a população pode entrar em contato com a Gerência de Vigilância Ambiental, que funciona à Rua Vereador Manoel Braga, 425, Centro de Macaé, ou através do e-mail cevas@macae.rj.gov.br ou, ainda, pelo Disque Dengue (0800-022-6461), com ligação gratuita, e o WhatsApp Aedes (22) 2772-6461.

Fale Conosco