Uma ação integrada emergencial, envolvendo órgãos da Prefeitura de Macaé, foi realizada nesta quinta-feira (5) no bairro Jardim Franco. O trabalho atendeu a reivindicações da população e manifestação da Associação de Moradores em relação a um imóvel fechado, com acúmulo de água e vegetação elevada. Estiveram presentes a Coordenadoria Especial de Vigilância Ambiental em Saúde, da Secretaria de Saúde, a Secretaria de Obras e a Secretaria Adjunta de Serviços Públicos.
Uma das ações no local foi o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. A equipe usou larvicida para eliminar as larvas e coletou amostras para análise em laboratório, além de realizar a pulverização.
“É um caso recorrente, com ações que têm causado potenciais riscos aos demais munícipes da localidade, que podem ser caracterizadas como crime contra a saúde pública conforme entendimento através do estabelecido na Lei Federal 9.605/98 Art. 54 e Art. 61. Havia uma urgente necessidade de intervenção integrada neste imóvel”, informou o Coordenador Especial de Vigilância Ambiental em Saúde, Luan Campos.
A orientação à população é manter os quintais sempre limpos, recolher, eliminar ou guardar longe da chuva todo objeto que possa acumular água, como pneus velhos, latas, recipientes plásticos, tampas de garrafas, copos descartáveis, entre outros. O lixo doméstico deve ser acondicionado em sacos plásticos e descartado adequadamente, em depósitos fechados.
A Coordenadoria Especial de Vigilância Ambiental em Saúde conta com equipes que atuam em pontos estratégicos como: borracharias, empresas, praças, ferros velhos, cemitérios, entre outros. A equipe também percorre a cidade para atendimento das denúncias da população, como a verificação dos imóveis e terrenos abandonados.
Para solicitações e denúncias, a população pode entrar em contato com a Coordenadoria, que funciona à Rua Vereador Manoel Braga, 425, Centro de Macaé, ou através do e-mail cevas@macae.rj.gov.br ou, ainda, pelo Disque Dengue (0800-022-6461), com ligação gratuita, e o WhatsApp Aedes (22) 2772-6461.
Fotos Relacionadas









