Sábado, Abril 19, 2025
InícioRegião dos LagosDefesa Civil realiza simulado de evacuação no Vera Felizardo em Figueira

Defesa Civil realiza simulado de evacuação no Vera Felizardo em Figueira

Atividade visa preparar os alunos e funcionários da escola para situações de emergência

A Defesa Civil de Arraial do Cabo realizou na tarde desta quinta-feira (28), um simulado de evacuação na Escola Vera Felizardo, em Figueira, com o objetivo de preparar os alunos, professores e funcionários para agir de forma ágil e segura em situações de risco. A iniciativa faz parte das ações preventivas realizadas pela Defesa Civil em instituições de ensino do município.

Durante a ação, a equipe da Defesa Civil realizou uma simulação de evacuação, com dicas e orientações sobre como adotar medidas de segurança em casos de acidentes ou situações perigosas. Esse simulado é realizado anualmente com atividades preventivas em escolas locais, fortalecendo a cultura de prevenção e segurança.

Ricardo Ferreira, coordenador da Defesa Civil enfatizou a importância da atividade para o município. “Nosso papel é garantir que, em situações de crise, as crianças, os professores e os funcionários saibam como agir de forma rápida e eficiente. Esses simulados são indispensáveis para a criação de uma rotina de prevenção e para a proteção de vidas”, concluiu.

O simulado é fundamental para que alunos e professores saibam como agir em uma situação de emergência e ajuda também a criar um ambiente mais seguro e preparado para qualquer eventualidade. De acordo com a Coordenadoria de Defesa Civil de Arraial do Cabo, 200 pessoas, entre estudantes e gestores da escola, participaram da atividade. Durante a simulação, os participantes levaram cerca de 4 minutos e 21 segundos para a evacuação do prédio até o local de encontro indicado.

Em 2023, o simulado foi realizado no CIEP, na Prainha e esse ano a Defesa Civil tomou a iniciativa de realizar no Vera Felizardo em Figueira. O próximo simulado será realizado em 2025 em uma escola no Centro de Arraial do Cabo ainda a ser escolhido e a ação é realizada somente na Rede Municipal de Ensino. No simulado, a Defesa Civil visa identificar a falta de acessibilidade aos portadores de necessidades especiais, exclusivamente para cadeirantes.

A iniciativa faz parte do projeto “Escolas Seguras”, da Defesa Civil do estado do Rio de Janeiro. Em caso de emergência ou demandas, a população pode entrar em contato com a Defesa Civil através dos telefones 199 ou (22) 992331456.

Fale Conosco