MACAÉ – A pequena Maria Eloá, de 4 anos, realizou o sonho de andar de bicicleta após ganhar uma prótese em 3D. A moradora de Macae (RJ), nasceu sem o antebraço esquerdo devido a uma má-formação congênita.
Ela recebeu a prótese do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into). Essa foi a primeira vez que uma criança dessa idade foi protetizada no instituto com esse tipo de tecnologia.
“O sorriso da Eloá diz tudo, a alegria dela, um sonho realizado! Ela consegue agora andar de bicicleta, cantar parabéns, abrir a mão, jogar bola”, disse a mãe, Samara Batista.
Eloá passou por algumas adaptações até finalmente chegar na prótese 3D que recebeu no dia 15 de março.
Segundo a terapeuta Sandra Helena, que acompanhou a pequena, Eloá teve muita facilidade em se adaptar à pré-prótese, que tinha as mesmas funções de uma prótese, mas não permitia a movimentação dos dedos.
“Este foi um fator decisivo para ampliarmos as funcionalidades e o desempenho ocupacional da paciente por meio da protetização em 3D”, explica Sandra.
Segundo Samara, Eloá perguntava o porquê dela não ter a mão esquerda.
“‘Na escola, os amigos perguntavam o porquê dela não ter a mão e ela respondia que foi porque Papai do Céu a fez assim. Mas eu contava pra ela que a mamãe ia correr atrás de realizar o sonho dela de andar de bicicleta. Corri atrás e consegui”, disse Samara.