O Plano é sugerido pelo Governo Federal para dar direcionamento às cidades no planejamento para uma melhor habitação social no município
Em Cabo Frio, a elaboração do Plano Local de Habitação de Interesse Social (PLHIS) foi criado em 2012 e, neste ano, está sendo revisado para garantir programas habitacionais com o foco no enfrentamento do déficit habitacional. Para que toda a população possa contribuir com sugestões e contribuições, foi aberto um canal de comunicação, via e-mail: plhis.habitacao@cabofrio.rj.gov.br.
O documento é revisado a cada quatro anos e serve de instrumento que é utilizado por municípios para planejar ações voltadas à habitação popular. O plano busca identificar as necessidades habitacionais da população de baixa renda, propondo estratégias para promover o acesso a moradias dignas e melhorar as condições de vida em áreas urbanas.
A revisão do PLHIS conta com a participação do Conselho Municipal de Habitação que é formado por membros do governo municipal, pela sociedade civil e algumas associações que contribuem para o alinhamento das demandas e prioridades de cada bairro. As Secretarias Municipais de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, de Obras e Serviços Públicos, de Assistência Social, de Meio Ambiente e Saneamento, além da Coordenadoria de Assuntos Fundiários e demais outras pastas governamentais que contribuem diretamente para mapear os locais que mais precisam de atenção.
“A revisão é uma oportunidade de garantir a entrada dos programas sociais de habitação em Cabo Frio. Com a contribuição da população, podemos construir um plano que atenda às necessidades da população de baixa renda e contribuir para o desenvolvimento urbano sustentável”, afirma o secretário de Obras e Serviços Públicos, Carlos Augusto Gonçalves.
Este canal irá auxiliar com o levantamento de fatores habitacionais vindo da população e conta com o apoio de todos para dar seguimento na evolução do PLHIS.