Em comemoração ao Dia Mundial da Limpeza dos Mares, neste domingo, 17 de setembro, o projeto Mar Sem Lixo promoveu, neste sábado (16), um mutirão de limpeza em praias da Região dos Lagos, e removeu pelo menos uma tonelada de lixo apenas em Cabo Frio e Arraial do Cabo.
O objetivo da iniciativa foi, além da limpeza das areias, conscientizar e chamar a atenção para a problemática do lixo nas areias e no mar.
Além das atividades práticas de limpeza das praias, o evento também promoveu mini palestras de conscientização sobre a importância de preservar os oceanos e o impacto negativo do lixo marinho.
980 kg de lixo removidos em Cabo Frio
O Projeto Mar sem lixo estima que cerca de 980 Quilos de lixo tenham sido recolhidos neste sábado, apenas em Cabo Frio, com ajuda de cerca de 450 pessoas.
Na cidade, o grupo se reuniu nas praias do Forte, na região do Lido; Peró e Conchas; Foguete, na altura do Clube Militar e Lagoa Vermelha; Dunas do Peró, em frente ao Condomínio dos Pássaros; Pontal do Peró, na Caravelas do Peró; Praia do Siqueira, em frente a Colônia de Pesca; Palmeiras, no Quiosque do Pelé; Ilha do Japonês; Gamboa, na Colônia de Pesca; Dormitório das Garças e Canal do Itajuru, em frente ao Centro de Visitação do Projeto Albatroz. Em Tamoios, a ação aconteceu na Praia do Pontal de Santo Antônio.
Na Praia do Forte, a ação contou com a participação de voluntários e dos alunos do ensino médio do Colégio Estadual Miguel Couto.
Do material recolhido nos mutirões, a parte reciclável será destinada para a Cooperativa Cooperben e o restante será retirado pela Comsercaf para o descarte.
Voluntários de Arraial do Cabo e de Saquarema também promoveram ações
Na Região dos Lagos, além de Cabo Frio, Arraial do Cabo e Saquarema também realizaram mutirões de limpeza das praias.
Na Praia do Forno, em Arraial do Cabo, o evento foi organizado pela reserva extrativista (RESEX) e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO).
Durante o mutirão, voluntários recolheram resíduos e alertaram turistas sobre a importância do descarte nos locais destinados a cada tipo de lixo.
De acordo com a prefeitura, diversos tipos de detritos foram encontrados, como pneus, cadeiras de plástico e caixas de madeira. Um abraço simbólico fechou a atividade.
Já na Praia Grande, a retirada do lixo foi feita pelas equipes do Projeto Costão Rochoso e voluntários.
De acordo com a Funtec Ambiental, nas duas ações foram retirados muito micro lixos, lixo leve, gimba de cigarro, copo plástico, garrafa plástica. Na Praia Grande foram recolhidos cerca de 135 Kg, em torno de 50 pessoas participaram.