A atleta mirim de jiu-jitsu, Gabi Yamaguchi, foi homenageada na última quinta-feira (1º) na sessão ordinária da Câmara Municipal de Cabo Frio. A lutadora recebeu o diploma de moção de aplausos concedido pelo vereador da Casa Legislativa, Roberto Jesus (MDB) pelo desempenho no esporte, por meio do Requerimento 0232/2022 aprovado por unanimidade pelos parlamentares no mês passado.
Em seu discurso de gratidão pela homenagem prestada, Gabi agradeceu aos vereadores pela aprovação da moção de aplausos, cobrou investimento do município no esporte e incentivou aos presentes a lutar pelos sonhos.
“Eu estou muito feliz com essa homenagem. Agradeço ao vereador Roberto Jesus pela indicação e aos demais vereadores pela aprovação. Além do reconhecimento, é um grande estímulo para minha jornada, que está apenas iniciando. Saibam que eu carrego a bandeira dessa cidade com muito orgulho. Deixo o meu pedido para que olhem para as crianças do nosso município e as lhes deem a oportunidade de estarem incluídas no esporte de forma geral, pois o esporte educa, disciplina e inclui. Gostaria de deixar uma mensagem a todos: não desistam!, disse Gabi que representa a Equipe Sid Jacintho.
Com apenas dez anos de idade, a menina já ganhou 12 medalhas, sendo 7 ouros, três pratas e dois bronzes; e quatro cinturões em diversas competições de níveis nacional e internacional, organizadas pelas federações esportivas do país.
Mesmo com pouca idade, Gabi viu no esporte uma oportunidade. Nos eventos de destaque dentro da modalidade de jiu-jitsu, ela se consagrou campeã mundial na categoria infantil do Mundial Kids 2022, Sul Americano e Brasileiro No Gi; prata no Campeonato Brasileiro da CBJJO e no Pan-americano da CBJJO; e bronze no Campeonato Carioca.
O vereador Roberto Jesus também discursou. “É com muito orgulho que eu homenageio a Gabriella. Eu fico muito orgulhoso de você fazer parte do município de Cabo Frio. Espero também que o executivo e o poder público tenham esse orgulho, e que possam ajudar a investir no esporte. A gente perde até as contas de quantas vezes ela já representou o nosso município”, disse o parlamentar.
O mestre Leonardo Bileo, que foi o primeiro incentivador de Gabi para ingressar nas competições, falou sobre o desempenho da atleta, e acredita que ano que vem o número de títulos será dobrado. Ele também desafiou a Casa Legislativa a, no ano que vem, reconhecer o esforço da lutadora com a medalha de honra da cidade, e já teve em plenário a positiva do vereador Alexandre da Colônia.
Gabi Yamaguchi foi descoberta no Projeto Social Arte de Lutar do Governo Federal, que tinha prazo determinado para finalizar por ser fruto de uma emenda parlamentar.
Foi então que Leonardo Bileo, que já atuava como professor, resolveu assumir as turmas dando continuidade a iniciativa, porém com outro nome. As aulas são todas às segundas e quartas, das 18h30 às 20h, na quadra do Centro Educacional Bessa e Barreto (CEBB), Rua Espanha, 126, no bairro Jardim Caiçara, e está com vagas abertas para crianças a partir dos 5 anos de idade.
Próxima luta da Gabi Yamaguchi
A próxima disputa será no Circuito Arena Jiu-Jitsu, que ocorrerá em Búzios, no próximo domingo (4), a partir das 9h. O evento terá o tatame montado no Ginásio INEFI, na Rua Joaquina Justiliana de Souza, na Rasa. A entrada é mediante 1kg de alimento não perecível.
Gabi ainda irá competir no dia 10 de dezembro – Rolls Gracie (Arena da Juventude); e no dia 17 de dezembro – Copa Teens Kids (Rio das Ostras).
Agenda completa:
04/12 – Circuito Arena Jiu-Jitsu (Búzios)
10/12 – Rolls Gracie (Arena da Juventude)
17/12 – Copa Teens kids (Rio das Ostras)
Projeto de Inclusão Social Lutando pela Educação
Quem desejar ser um apoiador pode entrar em contato por meio do telefone: (22) 9.7401-0101.