A cidade de Cabo Frio, na Região dos Lagos do Rio, irá ganhar um polo de atendimento especializado voltado para o público LGBTI+. A inauguração da unidade de saúde especializada na atenção à população de travestis e transexuais do município será realizada nesta quarta-feira, 29, às 14h.
A iniciativa colabora para a inserção destes grupos nos serviços de saúde pública. O ambulatório ficará localizado na Rua Leonor Fonseca da Costa, s/nº, no bairro Porto do Carro, com uma equipe multidisciplinar para atendimento aos pacientes.
A equipe da Superintendência de Políticas Públicas LGBTI+ também vai auxiliar com apoio aos casos mais complexos, junto à equipe técnica do ambulatório.
“Pensar em um ambulatório trans para o município é pensar em uma nova forma de ingresso no Sistema Único de Saúde para travestis e transexuais, que historicamente sofrem com a discriminação e a invisibilidade frente às políticas públicas. A partir de agora, Cabo Frio terá um espaço de acolhimento criado para atender às pessoas trans ou com identidade de gênero diferente do sexo biológico. A prestação de saúde de forma humanizada e respeitando a individualidade dessas pessoas é essencial”, afirma o superintendente de Políticas Públicas LGBTI+, Pedro Rosa.