O Portal Cabo Frio em Foco entrevistou nesta quarta-feira (24), o Assessor Especial da Prefeitura de Cabo Frio, David Lourenço Barros que fez revelações estarrecedoras dos bastidores na Prefeitura de Cabo Frio sob o comando de José Bonifácio (PDT) e da velha raposa JÂNIO MENDES, uma figura rejeitada em Cabo Frio e no Estado do Rio de Janeiro desde sua parceria com Ex-Governador condenado e preso, Sérgio Cabral.
As revelações de David Lourenço Barros foram dadas em primeira mão ao Programa do Dirlei Pereira em uma live transmitida pelas redes sociais,na última terça-feira(23), a quem oportunamente nossa equipe parabeniza pelo excelente trabalho. Em uma conversa de 1 hora com o Portal Cabo Frio em Foco, o jovem político fez muitas considerações e esclarecimentos e não se negou a responder nenhuma questão.
Quais as suas motivações para fazer essas denúncias sobre os bastidores do Governo de José Bonifácio em Cabo Frio ?
David Lourenço -Mesmo com as insinuações maldosas de que minha atitude tenha partido da insatisfação do meu cargo e salário no governo, esclareço que estou na política há muito tempo sempre de forma honrada. Desisti da minha candidatura a Vereador em 2020 pelo partido REDE a pedido de Jânio Mendes para ajudar o seu pupilo então candidato a Vereador e hoje Secretário de Governo David Souza. Há época, Jânio dizia que Davi Souza não passaria de 150 votos e por isso precisava da minha ajuda e experiência para ajudar a eleger o seu preferido. Agora descobri por uma intimação que tenho um grave problema na Justiça Eleitoral. À época da minha desistência, mesmo tendo feito o procedimento padrão pelo CANDEX, Aplicativo do TSE, Jânio Mendes me prometeu resolver as pendências com um contador e um advogado e não honrou sua palavra me trazendo prejuízo de natureza processual na Justiça Eleitoral, inclusive com multas pesadas por falta de prestação de contas. Ele agora se esconde e não me atende para me explicar o porque minha candidatura ficou ativa e sem prestação de contas, dentro do Partido da REDE, acho muito estranho. Trabalhei na campanha do Vereador e hoje Secretário Davi Souza e isso também não está na prestação de contas, são graves irregularidades.
Você considera que Jânio Mendes tenha feito isso de forma proposital para boicotar uma eventual pretensão política de sua parte?
David Lourenço – Jânio Mendes é soberbo e passou a sabotar muitas pessoas que trabalharam na campanha e fazem parte do Governo José Bonifácio em Cabo Frio. Como ele conhece o meu trabalho de longa data e sabe do meu potencial, acredito que ele quis me sabotar. Assim como fez com Aquiles Barreto, Jeferson Vidal e Magdala. Furtado. É uma velha prática do PDT eliminar do seu caminho todos aqueles que se considera uma ameaça. Jânio Mendes colocou Aquiles Barreto na Secretaria de Governo para ele se queimar sozinho, já que eram muitas demandas para pouca oferta dentro do governo. Aquiles Barreto percebeu a jogada suja de Jânio Mendes e trilhou outro caminho.
Fale sobre os bastidores que conduziram o Vereador David Souza a Secretaria de Governo?
David Lourenço – Jânio Mendes tinha planos de emplacar o Vereador Davi Souza na Presidência da Câmara Municipal, de Cabo Frio, pois planejava que em caso da falta do Prefeito José Bonifácio em razão das suas condições de saúde, Davi Souza assumiria a Prefeitura de Cabo Frio. Na linha sucessória, Magdala Furtado já era considerada uma carta fora do baralho, isso era muito claro dentro do núcleo mais reservado. O plano de Jânio Mendes foi por água abaixo quando o Vereador Miguel Alencar percebeu o plano sujo de Jânio e numa jogada de xadrez político alterou o regimento da Câmara com apoio da mesa diretora antecipando a eleição para presidência da Câmara.. Não concordo com o método de Jânio Mendes e o Secretário Davi Souza que vem sabotando o governo de Zé Bonifácio prejudicando muitas pessoas dignas e trabalhadores como no meu caso. No primeiro “Pedalando com Zé”, eu carreguei a candidata a Vice-Prefeita Magdala Furtado no quadro da bicicleta pela Estrada do Guriri.
Então prossiga,
David Lourenço – Começaram a impedir o meu trabalho e na última reunião de Assessores em que estive presente, o Sub-chefe de Gabinete do Prefeito José Bonifácio (PDT), me informou que ali não estavam pessoas que precisavam trabalhar e sim por que tinham acordos políticos. Soube também que o Secretário Davi Souza me rotulava como homofóbico, coisa que não sou e por isso teria dado ordens para que meus pedidos e demandas para os bairros que eu atendia não fossem atendidas. Essa situação passou a prejudicar a população e muitas pessoas que acreditaram em mim quando pedi votos para o então candidato a Vereador Davi Souza e para o Prefeito José Bonifácio. Cheguei a ser perseguido por uma família de Tamoios que hoje tem vários integrantes com cargos no governo e essa mesma família está faturando em torno de R$ 70 mil reais entre salários e o 13º que foi pago adiantado. Há vários casos de nepotismo e rachadinhas no Governo e essa prática já existia dentro da Câmara com os Vereadores do PDT, pois eles não são donos do mandato, ele votam e falam o que Jânio Mendes manda.
Você tem pretensões eleitorais?
David Lourenço – Tenho um longo caminho na política, mais de 15 anos sempre atuando na gestão pública. Tenho amadurecido a ideia e pretendo disputar uma vaga no legislativo do ano que vem.
David Lourenço Barros reiterou todas as denúncias feitas a Dirlei Pereira e disse que muitas coisas ainda virão e que está tratando do tema com seu advogado, Há vários crimes eleitorais, inclusive de boca de urna que serão levados ao Ministério Público e que podem até mesmo implicar em perda de mandato.
As denúncias indicam uma máfia na Prefeitura de Cabo Frio que está se arvorando do dinheiro público em detrimento da população tão sofrida neste município. Seguiremos firmes na cobrança dos desdobramentos dessas denúncias, onde passa um boi passa uma boiada.
Por fim o Jovem declarou,
David Lourenço de Barros
“ As vitórias nos fazem soberbos e a derrotas nos fazem humildes, Jânio Mendes nunca foi Prefeito de Cabo Frio e não vai se eleger Deputado Estadual na próxima eleição”.