A prefeita de Araruama, Daniela Soares, participou, na tarde desta quinta-feira (25), do Fórum Veja Rio +Verde, realizado no Rio de Janeiro. Promovido pela Revista Veja Rio e Editora Abril, o evento reuniu especialistas, gestores públicos e representantes de instituições para debater temas estratégicos relacionados ao meio ambiente e ao desenvolvimento sustentável.
Durante o painel “Água, Mar e Território: os Ativos Ambientais do Rio”, a prefeita apresentou as potencialidades de Araruama, com destaque para a Laguna de Araruama, reconhecida como a maior laguna hipersalina em estado permanente do mundo. Também participaram do debate Sinval Andrade, diretor da Águas do Rio, e Ricardo Gomes, diretor do Instituto Mar Urbano.
Em sua participação, a prefeita ressaltou que a Laguna de Araruama representa um dos maiores patrimônios naturais do estado e destacou a responsabilidade da gestão pública diante do crescimento acelerado da Região dos Lagos. “Quando a gente fala de Araruama, automaticamente vem na nossa cabeça, na cabeça de todo mundo, a Lagoa de Araruama, que eu considero o maior patrimônio do estado do Rio de Janeiro. É um patrimônio não só de Araruama, mas de todo o nosso estado. E conduzir tudo isso exige responsabilidade e planejamento. Araruama, assim como os demais municípios do entorno, vive um grande crescimento urbano, com novos condomínios, indústrias e famílias escolhendo a Região dos Lagos pela segurança e qualidade de vida. É justamente nesse cenário que aumenta a responsabilidade de quem está à frente da gestão dessas cidades”, destacou a prefeita.
A prefeita também apresentou o projeto da futura Escola Náutica do município, iniciativa que permitirá aos estudantes da rede municipal desenvolver atividades esportivas e educativas na laguna, fortalecendo a conexão entre educação, esporte e preservação ambiental.
Também acompanharam o evento o secretário municipal de Meio Ambiente, Carlos Filho, e toda a equipe técnica da pasta, reforçando o compromisso da administração municipal com a valorização dos profissionais que atuam na gestão ambiental e com a construção de políticas públicas voltadas à sustentabilidade.
Para o secretário municipal de Meio Ambiente, Carlos Filho, a participação no fórum representou uma oportunidade de ampliar conhecimentos e fortalecer o trabalho técnico desenvolvido pela equipe da pasta. “Estamos aqui no Fórum Veja Rio +Verde com toda a Secretaria de Meio Ambiente presente. Foi um evento muito produtivo, onde pudemos ouvir especialistas compartilhando experiências nas áreas ambiental, de sustentabilidade e economia, sempre priorizando o desenvolvimento sustentável. Fizemos questão de trazer nossos técnicos, entre eles engenheiros, biólogos e técnicos em meio ambiente, porque investir na qualificação da equipe é investir na qualidade do trabalho realizado em Araruama”, afirmou.
O engenheiro florestal da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Ezequiel Santos, também destacou a importância da iniciativa para o fortalecimento das políticas ambientais do município. “É muito importante para Araruama proporcionar aos seus técnicos momentos de troca de conhecimento e atualização sobre o que há de novo na área ambiental. A cidade ocupa uma posição estratégica na Região dos Lagos e iniciativas como essa fortalecem ainda mais o trabalho desenvolvido pela equipe. Parabenizo a prefeita Daniela Soares e o secretário Carlinhos Filho por valorizarem os profissionais da Secretaria e promoverem a participação em um evento dessa magnitude”, ressaltou.
A participação de Araruama no Fórum Veja Rio +Verde reforça o protagonismo do município nas discussões sobre preservação ambiental e desenvolvimento sustentável, evidenciando a importância da Laguna de Araruama como um patrimônio natural de relevância para o estado do Rio de Janeiro e para o Brasil.




