A Prefeitura de Maricá celebra mais uma conquista internacional alcançada por atletas apoiadas pelo programa Auxílio Atleta, da Secretaria de Esportes, que oferece ajuda financeira a esportistas federados para cobertura de despesas como transporte, hospedagem, alimentação, uniforme e inscrição relacionadas a competições nacionais ou internacionais.
Integrantes da Seleção Brasileira de Base, as karatecas Andressa Pereira da Silva, de 12 anos, e Melissa Lima da Silva Gomes, de 11 anos, ambas do Team Rocha Maricá, conquistaram medalhas de prata e bronze, respectivamente, no Campeonato Sul-Americano de Karatê, realizado em Cartagena, na Colômbia. A delegação também contou com a participação da atleta Yanni Vitória Cavalcanti Martins Pereira, de 13 anos, que teve desempenho de destaque na competição. As três jovens fazem parte de projetos socioesportivos apoiados pelo município e praticam o estilo Shotokan.
“Conquistei o segundo lugar no meu segundo ano na Seleção Brasileira e fiquei muito feliz com o resultado. Queria agradecer muito aos que torceram por mim, que me apoiaram, que acreditaram em mim. À minha Sensei e à família Team Rocha por todo treino”, declarou a medalhista Andressa Pereira.
Na Colômbia, elas disputaram na modalidade Kumite (lutas frente a frente). A prata de Andressa Pereira foi na categoria Sub-14 (+52 kg), garantindo a classificação para o Campeonato Pan-Americano, que acontecerá em agosto na Costa Rica. Melissa Lima garantiu o bronze na categoria Sub-12 (+47 kg), um marco na carreira da atleta, e Yanni Vitória competiu na categoria Sub-14 (-42 kg).
A Sensei Renata Rocha ressaltou a importância das políticas públicas voltadas para o esporte na democratização das oportunidades. “Muitas famílias não teriam condições de proporcionar experiências como viagens, competições e treinamentos de alto rendimento sem programas de incentivo”, reforçou.
Para o secretário de Esportes de Maricá, Filipe Dias Bittencourt, as atletas do karatê são a prova de que políticas públicas bem estruturadas geram resultados. “Elas começaram nos projetos socioesportivos da cidade e hoje representam Maricá em competições internacionais, mostrando que talento e oportunidade formam uma combinação vencedora”, pontuou.
Sobre o Auxílio Atleta
O programa Auxílio Atleta da Secretaria de Esportes está com inscrições abertas e já beneficiou mais de 120 atletas, em aproximadamente 25 modalidades, desde 2024. A iniciativa subsidia as despesas ligadas a competições no Brasil ou no exterior.
Para solicitar o benefício, os atletas precisam ser federados e comprovar residência em Maricá há, pelo menos, dois anos. Também é preciso abrir um processo administrativo com toda a documentação prevista em decreto, com antecedência mínima de 60 dias em relação à competição. Mais informações sobre o projeto podem ser obtidas pelo e-mail: juridicoesportemarica@gmail.com.








