Cerca de 30 moradores das comunidades caiçaras e quilombolas de Armação dos Búzios estão participando de um curso de formação para condutores de visitantes no Parque Estadual da Costa do Sol, com foco na atuação no turismo sustentável. A capacitação, reconhecida pelo Instituto Estadual do Ambiente (INEA), começou no dia 24 de março e ocorre no auditório da Secretaria de Turismo.

A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Secretaria de Turismo, o INEA e a Secretaria de Educação, visando preparar profissionais que atuarão principalmente no Parque Estadual da Costa do Sol e na Área de Proteção Ambiental (APA) Pau-Brasil, duas das principais unidades de conservação do município.

Nos dias 20 e 21 de maio, os participantes receberam treinamento em noções de primeiros socorros, com apoio da Defesa Civil de Armação dos Búzios. As aulas abordaram técnicas fundamentais para garantir a segurança em trilhas e atividades na natureza, incluindo reanimação cardiopulmonar (RCP), atendimento a crises convulsivas, imobilização ortopédica e manobras de desengasgo (Heimlich) para bebês, crianças e adultos, além do pranchamento com colar cervical.

O treinamento foi conduzido pelo coordenador da Defesa Civil de Búzios, Flávio Salme, do Supervisor, Adriano Fernandes, e da equipe de Agentes de Prevenção e Sinistro: Claudio Mendonça, Agnaldo Batista e José Lucas Neto.
Mais do que guiar turistas, os novos condutores terão a missão de preservar o meio ambiente e valorizar as culturas tradicionais, promovendo um turismo mais consciente e conectado com a identidade local.

A Secretaria de Turismo parabeniza todos os participantes e reforça seu compromisso com o desenvolvimento de um turismo que respeita, protege e valoriza as riquezas naturais e culturais de Búzios.