Segunda-feira, Maio 12, 2025
InícioRegião dos LagosRepresentantes da Prefeitura de Macaé recebem membros do setor energético

Representantes da Prefeitura de Macaé recebem membros do setor energético

Representantes da prefeitura de Macaé receberam executivos do setor energético, na sexta-feira (09), na sede da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico. A pauta do encontro foi o Leilão de Reserva de Capacidade, que seria realizado pelo Ministério de Minas e Energia no primeiro semestre deste ano, foi cancelado e ainda não tem data prevista para ocorrer.

O Leilão de Reserva de Capacidade é um processo em que o governo federal, por meio da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) e do Ministério de Minas e Energia, contrata a disponibilidade de potência de usinas elétricas para garantir a continuidade do fornecimento de energia ao Sistema Interligado Nacional (SIN). Esse leilão busca assegurar a segurança do sistema, especialmente em momentos de pico de demanda ou baixa geração de outras fontes.

O Ministério de Minas e Energia publicou no Diário Oficial da União do dia quatro de abril o cancelamento do leilão. A motivação se deu pela disputa judicial do certame entre os grupos envolvidos. De acordo com o governo federal, é necessária uma consulta pública sobre o conjunto de diretrizes e da sistemática, incluindo o fator “a”, fórmula destinada a estimular a contratação de menor custo para o consumidor. A previsão é que o leilão ocorra ainda neste ano.

Durante a reunião com o poder público municipal, os representantes do setor demonstraram preocupação com a falta de definição em relação à realização do leilão.

“É importante que o leilão seja realizado ainda em 2025 para garantir a segurança jurídica e regulatória do próprio certame e das atividades que serão desenvolvidas nos próximos anos, inclusive em Macaé e no Estado do Rio”, disse o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Rodrigo Vianna.

Ele foi representado no encontro pela chefe de gabinete da Secretaria, Mariana Previtalli; e pelo Coordenador de Indústria, Comércio e Serviços da Secretaria, Alessandro Barros.

“Para o setor o adiamento foi muito ruim. É importante que o leilão seja realizado ainda este ano para garantir a operação das Termelétricas instaladas no Estado do Rio de Janeiro”, afirmou Jean-Philippe de Oliveira, um dos representantes do setor energético.

Também participaram da reunião representando a Prefeitura de Macaé a Assessora Especial da Secretaria Municipal de Governo, Mahisa Gaspio; e a servidora da Secretaria Executiva de Políticas Energéticas, Laisa Porto.


Fotos Relacionadas

Fale Conosco